Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15046

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15046 10 Elenco de votos 1063 617 Votos para o significado 0.07 15 Consultas 373065 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/5/2024 2:31:26 AM"




mal humor
  43

E. . . é isso: um humor maligno ("apocope do mal") ("gênio, disposição, humor").

  
catarro fuerte
  37

Deve ser um resfriado que bate forte, certo?

  
caló
  11

1º_ Versão mais comum em roma ("cigana") na Europa Ocidental. 2º_ Inflexão do verbo calar . Ver verbos/caló .

  
romaní
  28

Cigano, relacionado com sua cultura e linguagem. Veja caló .

  
aztequismo
  18

Outra forma de chamar o nahuatlismo, que vem do náuatl "aztécatl" (gentilicio de Aztlán), com o sufixo -ismo.

  
nahuatlismo
  38

Este é o nome dado a cada torção ou palavra de origem náumesa, especialmente se incorporada a outra língua. Ver sufixo -ism .

  
pastafrola
  46

Bolo de doces de quince (embora haja variantes com dulce de leche ou batata doce). Uma característica é que ele não tem tampa, mas no recheio uma decoração é feita com ripas da mesma massa formando uma grade que permite ver o doce. O nome tem origem italiana como massa frolla, onde frolla é "macia, amolecida, amanteigada, desmoronando". Tem uma variante em espanhol criada pela confusão, que é 'pastaflora'; mas usado familiarmente, não é um nome aceito.

  
pastaflora
  21

Variante popular da palavra pastafrola, que tem sido justificada com lendas sobre um tributo a alguma Flora, ou pelo nome do confeiteiro que a criou; mas são todas farsas.

  
amasio
  13

Ela é uma amante, querida, às vezes concubina, e é mais usada no feminino (ponto para o feminismo 128522; ) . Vem do latim amasius, ii que tem a ver com amor, mas como em alguns casos já mencionado, é para ironia e eufemismo.

  
reptil
  18

Na zoologia é dito do animal de classe reptilia. Figurativamente é um adjetivo para alguém arrastado pela servilidade, ou prejudicial como , p . por exemplo, , uma víbora. Vem do réptil latino, é ("réptil, que rasteja ou rasteja").

  
vasar
  33

Prateleira para armazenar louças em cozinhas. Do latim vasarium, ii ("ajuda com utensílios").

  
caterva
  36

Grupo desordenado, tumulto de pessoas desprezíveis. Do latim caterva ("tropa, multidão").

  
nocivo
  15

Diz-se de algo ou alguém "prejudicial, prejudicial". Vem do latim nocivus, um, hum com o mesmo significado. Veja nocebo .

  
recursivo
  23

Que se repete em toda ou parte de sua estrutura ou suas regras. Também quando algo reitera ou contém um ou mais elementos do mesmo tipo. Vem do latim recursus ("recorreu, voltou à sua origem"). [Nota: na realidade não tem nada a ver com o recurso de "meios para alcançar um objetivo", com uma pessoa do chuveiro; nem com seu significado legal. ]

  
xeneises
  27

Independentemente de querer ser um plural de xeneize ( ?) , aí temos algum erro. A partir da entrada zeneize ("Genoese", "simpatizante do clube argentino boca junior") você pode intuir de onde veio a confusão do /x/ (sim, do plural), mas como já é usado assim, capaz de que eles a acabem aceitando como uma originalidade que diferencia o Boquense do gentilismo italiano. Embora o plural em inglês deva pegar o /z/ da última sílaba e convertê-la em /c/, ou deixá-la apenas como a /z/. Eu digo, parece-me.

  
fisioculturista
  51

Deve ser alguém que pratica uma ginástica natural, mas certamente é um erro do fisiculturista. Veja fisio-, fisiculturista, fisiculturismo.

  
antiacademismo
  33

Sentimento professado por um torcedor do Clube Atlético Independiente de Avellaneda (Argentina). [Nota: O clássico rival do Futebol do Independiente é seu vizinho, o Racing Club de Avellaneda, que é popularmente conhecido como "a Academia". 128527;

  
metereología
  35

Deve ser o estudo da quantidade de bebida que os bêbados consomem. Provavelmente do grego 956; 949; 952; 951; ( fica "bêbado" ) 961; 949; 969; ( réoo "fluido de um líquido" ) 955; 959; 947; 953; 945; ( lodge "conhecimento") . Ou pode ser um erro devido à 128513 meteorologia; .

  
consecotaleofobia
  101

É um daqueles nomes absurdos que eles inventam para supostas fobias de qualquer coisa, e neste caso é pelo "medo de pauzinhos comer comida chinesa". Há o medo do que tem origem chinesa (sinofobia) e o medo de objetos afiados (belenofobia, aicmofobia, tripofobia, cnidofobia), mas o dos paus chineses é ridículo. E a etimologia também é suspeita; embora 952; 945; 955; 955; 959; 962; (thallós "muda, ramo jovem") é grego, Tenho problemas com conseco, secui, sectum, porque é uma antiga palavra latina para "corte" que evoluiu como consecum ("desmembramento, comida separada"), e há também em talea latino ("ramo, pau"), então me parece que estamos enfrentando outra truta etimológica mais próxima de versões como o pauzinho inglês -literalmente "pau para porções ( de comida) - do que para o chinês original 31607; 23376; ( cjuai zi ) , que é formado por 23376; ( zi "pequeno, filho" ) 31607; ( cjuai "pauzinho, utensílio de louça") . Ah, e sim, 966; 959; 946; 959; 962; (fovos "medo") vem do grego.

  
engrupido
  19

1º_ Particípio do verbo engrupir ("enganar") . 2º_ Como adjetivo e substantivo é dito de alguém enganado ou fraudado. 3º_ Também como adjetivo e substantivo é uma pessoa vaidosa e vaidosa. É uma variante do significado anterior no sentido de "acreditar ou enganar de si mesmo, de seu próprio valor".

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies