Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15046

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15046 10 Elenco de votos 1063 617 Votos para o significado 0.07 15 Consultas 373193 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/5/2024 6:48:14 AM"




webiar
  15

É uma deformação vulgar de webear.

  
volframio
  16

É outra variante de tungstênio.

  
romboy
  53

Variante de rhomboi .

  
johanna
  32

Variante do nome Joan (versão feminina de John).

  
chaufa
  24

É uma versão do fã chinês de comida ("arroz frito"), especialmente na culinária peruana.

  
escangallar
  18

É uma versão epentetic de "descangallar" ("descoyuntar, spoil"), certamente influenciada por galego ou português escangalhar. Veja descansado.

  
amojonar
  17

Delimitar com marcos ou cairns colocados no chão. Veja cairn, mojonear ("defecar em alguma coisa, merda").

  
extractar
  16

Faça um trecho, um resumo ou redução com o mais importante. Diz-se especialmente de textos. Ver extrato ("remover tudo ou parte de alguma coisa").

  
ranquear
  38

1º_ É outro verbo espanhol que é muito usado em nosso idioma para "encomendar em uma fileira ou lista da categoria mais alta para a mais baixa". Em inglês para classificar tem o mesmo significado. 2º_ Variante muito antiga e quase desativada de "renguear".

  
follar
  29

1º_ Soprar ar com um foles, ventilação. Vem do latim follis ("foles, pele de vinho de couro, escroto"). 2º_ Por associação com o movimento e ofegante dos foles, na Espanha é uma maneira vulgar de dizer "fornica".

  
tunear
  22

1º_ É um verbo espanhol para "personalizar, ajustar ou melhorar algo ao seu próprio gosto ou de acordo com um modelo". Ele é tirado do inglês para sintonizar ("sintonizar, sintonizar, ajustar aos detalhes" ), e ainda não está incorporado ao dicionário espanhol. 2º_ Colher figos espinhosos de pera. 3º_ Aja como um tuno ("desonesto, canalha") .

  
masturbar
  38

É uma prática sexual onde zonas erógenas são estimuladas com a mão ou com algum objeto. Geralmente é praticado por uma pessoa em si. A origem etimológica está no verbo passivo latino masturbari, embora não haja concordância sobre como ela veio a ser formada; a partir da perspectiva pecaminosa sobre essa prática, seria a união de manus, nós ("mão") e o verbo ativo stuprare ("para profanar, especialmente sexualmente"), mas outra versão diz que é a união da massa, maris ("masculino") com turbatio, onis ("excitação, perturbação"), porque deveria ser praticada apenas por machos.

  
emparedado
  59

1º_ Como adjetivo, diz-se o que está fechado entre paredes, ou dividido por divisórias. 2º_ Como substantivo é a voz espanhola para o sanduíche inglês. Pelo significado anterior, o mercado de alimentos é comparado entre duas camadas de pão como se estivessem entre duas paredes. 3º_ Particípio do verbo emparedar .

  
pelado
  21

1º_ Como adjetivo é dito do que não tem sua capa natural, que perdeu sua pele, seu cabelo, sua casca. Em casos muito particulares, é usado figurativamente para o que perdeu sua dignidade, sua compostura ou seu ambiente. Também pode ser usado como substantivo. 2º_ Particípio do verbo pelar .

  
merengado
  26

1º_ Como adjetivo, diz-se do que é coberto ou cozido com merengue (alimento). Também pode ser usado em relação ao ritmo da merengue (música). 2º_ Particípio do verbo merengar .

  
descompuesto
  25

1º_ Adjetivo para o que perde a compostura, que deixa de funcionar corretamente. Também para o que é separado em seus componentes. 2º_ Particípio do verbo decomposição .

  
amojonado
  42

1º_ Como adjetivo é usado para terras delimitadas ou marcadas com marcos ou cairns. Veja cairn . 2º_ Particípio do verbo amojonar .

  
esquilmado
  19

1º_ Particípio do verbo esquilmar . 2º_ Como adjetivo é "exausto, empobrecido, espremido de recursos" [nota: o "roubado, agredido" é em um sentido figurativo, é uma tradução e não realmente uma definição, embora existam autores que supõem uma etimologia por ex- ("fora, retirado") quilma ("saco ou talega para coletar frutos") que é mais semelhante à ideia de um roubo se o que é retirado é o saco para o seu proprietário e não os frutos para a árvore] .

  
diánoia
  59

Na filosofia é pensamento discursivo ou raciocínio lógico. Do grego 948; 953; 945; 957; 959; 953; 945; ( dánoia "pensamento, intenção") . Veja noísis, noema.

  
nóesis
  31

Na filosofia é pensado aplicado ao conhecimento de um objeto. Do grego 957; 959; 951; 963; 953; 962; ( nois "pensamento, intuição") . Veja noema, dianoia.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies