Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de Felipe Lorenzo del Río



Felipe Lorenzo del Río
  3882

  Valor Posição Posição 8 8 Significados aceitos 3882 8 Elenco de votos 508 4 Votos para o significado 0.13 45 Consultas 127811 7 Consultas para o significado 33 45 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 7/3/2024 11:35:50 AM"




piranómetro
  13

De pyr pyrós, fuego del sol y metron, medido. Aparelho para medir radiação solar na Terra ou em qualquer outra superfície. Eles também o chamam de solarímetro e actinômetro, de aktis aktinos, raio do sol. Similares são periheliômetro, piriheliômetro e periheliograma que quantifica a radiação em um registro gráfico. A medição é em quilowatts por metro quadrado. Todos esses instrumentos são úteis em meteorologia e tecnologia fotovoltaica.

  
tesgüinadas
  19

Festivais do Rarámuri ou Tarahumara em que tesgüino é consumido, uma bebida obtida a partir da fermentação de milho, trigo ou frutas e em que o grupo é coeso, problemas comunitários são resolvidos e os jovens se casam. Este povo sacrificado e sobrevivente de inúmeras dificuldades históricas vive em um ambiente natural complicado na Sierra Madre Ocidental do estado mexicano de Chihuahua.

  
helofilia
  10

Dos helos gregos, lugares ocos, pantanosos e filia, inclinação. Preferência de algumas formações de plantas para áreas úmidas e pantanosas, desenvolvendo-se acima da água.

  
extravaganza
  11

Termo no meio do caminho entre espanhol e italiano. Na primeira, extravagância, na segunda, stravaganza. Qualidade de extravagante, comportamento, atitudes e formas de ser de alguns que saem do comum, da normalidade, na maioria das vezes para chamar a atenção. Foi assim que Vivaldi intitulou um grupo de concertos dedicados ao seu patrono, o nobre veneziano Victor Delfin e acho que também é a nomeação de um grupo musical de Madri de heavy metal gótico.

  
son habas contadas
  11

Expressão popular que se refere, como aponta nosso Dicionário Aberto, a coisas que são claras e patente e que não admitem discussão. E também para coisas de uma quantidade exata e geralmente escassa. A origem da expressão parece estar nos votos de certas instituições antigas, tanto religiosas quanto seculares, para tomar decisões comunitárias, usando feijões brancos para sim e feijão preto para não. Parece que a Maçonaria também usou esse procedimento.

  
zeitgeist
  11

Termo alemão que Hegel concebeu e usou por outros filósofos do século XIX unindo duas palavras, muito ao alemão, desta língua: Zeit, tempo cronológico e geista, espírito, como diz o companheiro. O Espírito dos tempos, ou seja, a identidade sociocultural, as tendências e características da cultura humana em cada momento histórico em nível global ou mais em particular. Outros termos próximos aos filósofos idealistas alemães deste século são volkgeist, o espírito do povo, o sentimento que um povo tem de si mesmo, de seus valores e história ou nacionalista, do espírito nacional, da identidade nacional.

  
bachiano
  16

Este adjetivo, relativo ou referindo-se a Bach, só aparecerá nos Dicionários Musicais. Se não especificarmos o contrário, nos referimos ao grande mestre, a um belo deus musical, a Juan Sebastián Bach. Pronunciamos Bajiano, compañero furoya, porque em alemão é pronunciado Baj e significa fluxo.

  
perimortem
  53

Latinismo adjetivo ou adverbial, (na hora da morte, durante a morte), frequentemente usado em medicina forense e antropologia, bem como seus companheiros antes da morte e pós-morte (antes e depois da morte). Pesquisadores da Caverna do Terror da Meia-Noite em Belize apontam que algumas lesões ósseas dos esqueletos humanos encontrados podem ter ocorrido perimortem no período clássico maia.

  
algodoncillo
  13

Asclepias curassavica . Esta planta da subfamília asclepiadaceae, que eu vejo também caracterizar alguns companheiros, tem sido chamada de muitas maneiras como bandeira espanhola (para as cores de suas flores), oleandro, capim cobra, venenillo. Este último pelos tóxicos de suas folhas devorados pelas lagartas das borboletas monarcas (danaus plexipus) que as defendem contra predadores. Seu látex também tem sido usado na medicina popular para remover verrugas e acredito que foi estudado como um agente quimioterápico. Não sei os resultados. Eu acho que como em outras plantas (a árvore yew, o quebra-pedra). . ) retarda a divisão celular.

  
ibón
  18

Termo do velho aragonese relacionado talvez com o ibai basco (rio), que passou para o Castiliano com o significado do lago pireneso de origem glacial, como nos diz o nosso Dicionário Aberto. Em Aragonese é qualquer lago ou lagoa algo grande de água.

  
ibón
  13

Termo do velho aragonese relacionado talvez com o ibai basco (rio), que passou para o Castiliano com o significado do lago pireneso de origem glacial, como nos diz o nosso Dicionário Aberto. Em Aragonese é qualquer lago ou lagoa algo grande de água.

  
culantro
  20

É o que eles chamam em Extremadura, Andaluzia e outras partes da Espanha e vejo que também na América Latina coentro (coriandrum sativum), erva aromática culinária, deslocada pela salsa na culinária espanhola desde o século XV porque era considerada amaldiçoada pela Inquisição para ser usada por hereges e infiéis, mouros e judaísis. Felizmente, nós o recuperamos.

  
climatérico
  9

Do klimakter grego, passo, passo e de klimax, escada, escala ascendente de qualquer processo. O adjetivo do climatério, que além dos períodos e tempos críticos e perigosos, como nos diz o nosso Dicionário Aberto, é dito dos frutos que uma vez colhidos continuam a amadurecer.

  
fósil viviente
  14

Um termo não científico cunhado por Charles Darwin para se referir a seres vivos que resistiram ao teste do tempo em milhões de anos com quase nenhuma mudança. Exemplos do mundo vegetal são ginkgo biloba ou wollemia nobilis. Este último é uma conífera autraliana descoberta em 1994 por David Noble na região australiana de Blue Mountains em Wollemi Park, que só era conhecida através de fósseis.

  
citolar
  14

Termo da língua romana-portuguesa, medieval romance, que a partir do século XV deu origem ao galego e português. Tocando a cítara, um instrumento musical de cordas do qual o violão deriva mesmo em seu nome. O termo aparece na Estoria Geral de Alfonso X, o Sábio e em sua escola de tradutores de Toledo.

  
diamastigosis
  16

Diamastigoo, chicote brutalmente. Ritual de adoração à deusa Artemis Ortia: As irenes ou espartanos ephebos tiveram que pegar um queijo do altar da deusa com a oposição de adultos fornecidos com chicotes. O sangue derramado em homenagem à deusa normalmente não chegava ao rio, mas, nas palavras de Cícero, uma vez o fez, especialmente quando o ritual também se tornou um espetáculo.

  
pítimas
  14

O equatorianismo. Adverb formou-se com o Quichua piti, um pouco e o casteriano mais. É o que costumam dizer os conquenses do Equador depois de tomar um copo da água das pítimas, uma bebida refrescante e dizer que medicinal, feito por algumas freiras: Um pouco mais! É uma infusão de valeriana, pétalas de rosas, capim-limão e algumas outras ervas.

  
alcornoque morisco
  22

Esta é uma das muitas maneiras que as pessoas nomeiam a árvore de cortiça. Eles também chamam de carvalho de cortiça extremadura, carvalho de cortiça casquizo, carvalho de cortiça, migueleñas acorns, sino. pombos, sino. martinencas , chaparro, cortiça, carvalho sobrero , sobreiro . . . Botânicos, mais sérios, chamam-lhe suber quercus. Sua casca, rolha, a defende de incêndios e tem muitos usos industriais. A mais comum e tradicional, a tampa de garrafas de vinho. Para a minha tierruca não há muitos, mas um pouco mais ao sul sim, nos Arribes, Salamanca, Extremadura e especialmente em nossa terra irmã, Portugal. Os Quercus são minhas árvores favoritas, os carvalhos, os carvalhos holm, os carvalhos de cortiça. Como eles são estoicos!

  
para tirar cohetes
  18

Nossos levantinos gostam muito de fogos de artifício, especialmente em festas e celebrações. Também em nossas aldeias castilianas e leonesas foguetes costumavam ser disparados em casamentos e outras festas. Agora não, há muitos incêndios. Mas a expressão também tem um sentido figurativo que faz alusão à causa pela qual os foguetes são lançados: celebrar algo, se alegrar, ser feliz por algo que é certo ou vale a pena ou simplesmente reconhecer que algo é bom. Embora quase sempre tenha uma forma negativa: não ser ou ser algo para disparar foguetes significa que não é tão bom quanto presumido ou como dizem.

  
gringolandia
  13

O sufixo -landia deriva da terra germânica, (terra, país), diz rae local ou local de , frequentemente usado em nomes de lugares nórdicos. País dos gringos, EUA. Por aqui, Yanquilandia é preferida especialmente entre as pessoas de esquerda e com nuances pejorativas que eu acho que também existem entre os ibero-americanos.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies