Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de Felipe Lorenzo del Río



Felipe Lorenzo del Río
  3864

  Valor Posição Posição 8 8 Significados aceitos 3864 8 Elenco de votos 449 4 Votos para o significado 0.12 45 Consultas 117115 7 Consultas para o significado 30 45 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 4/19/2024 4:36:00 AM"




vae me, puto, concacavi me
  10

Vá por Deus, acho que caguei nisso. Estas foram as últimas palavras do imperador Cláudio antes de morrer envenenado por Nero e sua mãe Agripina através de Locusta com um prato de cogumelos, de acordo com a obra satírica de Sêneca Apocolocyntosis divi Cloni: conversão em deus? não, numa abóbora. A expressão latina completa é esta, mas não se preocupe que eu a traduzo: Ultima vox eius haec inter homines audita est , cum maioren sonitum emisisset illa parte , qua facilius loquebatur : "Vae me , puto , concacavi me" . Quod an fecerit , nescio : omnia certe concacavit . Estas foram suas últimas palavras entre os homens, depois de soltar um peido solene: Uau, acho que caguei. Não sei se foi, mas ele errou tudo.

  
batallón sagrado
  7

Hieros lochos . Elite militar tebana formada por 150 pares de amantes de hoplite (erastés-eromenus) que juraram fidelidade em combate e na vida diante do túmulo de Iolao, cocheiro e amante de Hércules. Liderados por Epaminondas, eles acabaram com o domínio espartano na Batalha de Leuctra em 371 a.C. C . No entanto, eles foram eliminados pelo exército macedônio de Filipe e Alexandre em 338 a.C. C . perto da cidade de Chaeronea.

  
estar, poner, andar, dejar, quedar todo manga por hombro
  7

Locuções verbais de origem sartorial : Estar , poner . . . . em completa desordem, negligência e abandono. O Dicionário de Autoridades de 1734 sobre manga por ombro : Frase com que se dá para entender o descaso de algumas casas, onde tudo passa sem regra, concerto ou proporção.

  
cuperosis
  8

Termo médico . Golpe de rosa aquecendo, rosa bump, corar punch: Rosácea, alteração dermatológica com irritação, vermelhidão e dilatação dos capilares sanguíneos em diferentes partes do corpo em forma de teia de aranha que os dermatologistas chamam de telangiectasia.

  
atram mortem
  10

A Peste Negra de meados do século XIV. É assim que os escritores e cronistas a chamavam, especialmente a partir do século XVII. "Vulgo et ab effectu atram mortem vocitabant" . ( J . Eu. Pontanus): As pessoas a chamavam de peste negra por seus efeitos. A expressão atra mors, peste negra e morte cruel, já era usada por escritores latinos e gregos. . . .

  
nai
  6

Mãe em galego . E o diminutivo naiciña é ainda mais bonito. Interpreto que é uma evolução de mai, mudança sincopada de mater, o mesmo que pai de pater.

  
decebir
  6

Verbo antiquado derivado do latim decipio (de capio), enganar. Haec vos ne decipiat oratio : não se deixe enganar por este discurso. Fazer crer que algo falso ou irreal é verdadeiro ou real. A desinformação sempre existiu, mas hoje é massiva e visa influenciar o voto dos pobres, os mais expostos à manipulação. Vamos ter cuidado. Não nos dê com queijo.

  
¡puxa asturies!
  11

Interjeição exaltativa e exultante que tenta contagiar e transmitir aos outros seus próprios espíritos e alegrias. Viva as Astúrias. Astúrias, nós te amamos. É uma expressão semanticamente irmã do Forza Italia! dos nossos vizinhos mediterrânicos que procuram a convergência dos sentimentos colectivos de pertença

  
¡la pucha!
  8

Interjeição que na minha terra as mulheres costumam usar para expressar sentimentos diversos como espanto, descrença, surpresa, nojo. . . É um eufemismo para a puta!

  
abólase
  7

Terceira pessoa do singular do presente subjuntivo do verbo abolir com o enclítico -se : isto é, abola, que é suprimido, que geralmente é eliminado no sentido jurídico. As formas verbais do verbo abolir que não possuem o i na terceira sílaba são consideradas ultrapassadas e em desuso. No parlamento da Segunda República discutiu-se a pena de morte: que ela seja abolida, disseram alguns; que é uma avó, diziam outros e Manuel Azaña com mais ênfase: que fosse abolida. Bem, é melhor: que seja abolido. E a pena de morte foi abolida, mas. . . .

  
txalaparta
  8

Como diz o companheiro anónimo, trata-se de um antigo instrumento musical de percussão basco, constituído por uma mesa de mesa que os músicos batem com paus cilíndricos também feitos de madeira que pode ser castanheiro, freixo, carvalho ou outra árvore de madeira dura. Acho que a superfície também pode ser feita de pedras. Musicólogos, antropólogos e historiadores situam suas origens no Paleolítico.

  
poner pies en polvorosa
  10

Em linguagem coloquial, significa fugir precipitadamente, escapar, assobiar de uma situação comprometida, como nos diz nosso Dicionário Aberto. Provavelmente sua origem está na batalha de Polvoraria, (mais tarde Polvorosa, topônimo desta área de Castilla-León) no ano de 878 entre mouros e cristãos na província de Zamora, perto de Milles de la Polvorosa na confluência dos rios Tera e Órbigo com o Esla. As hostes de Afonso III, o Grande, derrotaram os muçulmanos, fazendo-os pôr os pés em pó. Outros dizem que o dia da batalha estava tão ventoso que havia muita poeira no ar.

  
ires y venires
  7

Muito agradável a expressão com os infinitivos substantivos desses verbos que indicam os vários avatares e aventuras que são vividas na vida e no tempo. Embora por aqui a dualidade expressiva mais utilizada seja idas e vindas ou idas e vindas.

  
andar en dares y tomares
  6

Também tem ou tem ousadias e tomadas. Locuções verbais . Vá ao daca e tome ou dê e leve. Ir em disputas, brigas e discussões com outro ou outros.

  
a zaragoza o al charco
  6

Dito que expressa a teimosia e teimosia dos baturros. É tirado de um conto antigo. São Pedro estava entediado no andar de cima e pediu permissão ao patrão para descer. Ele desembarcou perto de Saragoça e encontrou um baturro. Depois de se cumprimentarem, ele perguntou: Para onde você está indo, bom homem? -Para Zaragozaaa. "Se Deus quiser", acrescentou São Pedro. "Vou querendo ou não. São Pedro furioso transformou-o num sapo. E lá ele teve em uma lagoa até terminar suas férias aqui. Antes de voltar para as portas superiores, aproximou-se da lagoa e reconverteu o sapo. Vamos ver para onde você está indo agora? -Para Zaragoza . Bem, para Zaragoza ou para a lagoa!

  
de la cruz a la firma
  6

Locução adverbial que vem dos tempos antigos, quando cada documento começava com uma cruz. Do começo ao fim, de ponta a ponta, de A a Z, inteiramente, totalmente, completamente.

  
ni rey ni roque
  7

Locução substantiva coloquial, nos diz o Dicionário, que significa: ninguém sem distinção. Todos estão excluídos na matéria em questão. A expressão faz alusão às peças de xadrez do rei e da torre, que antes era chamada de roque, daí o lance de fundição.

  
mornal
  10

Na minha terra alistana, agrupamento de cachos de centeio com as orelhas para o mesmo lado, que costumava ser o sul, para que secassem bem e para que drenassem bem a água se chovesse. O mornal, assim arranjado para transportar, distinguia-se da moreia que agrupava os feixes de trigo mais dourado. Sempre que chega o verão lembro-me da minha infância e da roçada com foice e banhos no rio quase ao entardecer depois de trabalhar até à exaustão.

  
un millónesimo de un billonésimo
  9

Um milionésimo de trilionésimo é um trilionésimo porque um trilhão é um milhão de trilhões. Um trilionésimo de unidade é este número: 0 , 000000000000000001 . Suponhamos que dividamos uma pedra em um trilhão de partes iguais. Para cada parte seria um trilionésimo da pedra. Agora, quanto é um trilhão? Bem, um milhão de bilhões, mas não sei quanto é isso.

  
mastuerzo de indias
  6

Pode referir-se a várias plantas, como lepidium didymum ou bonito tropaeolum majus, também conhecido como nasturtium. O mastuerzo para secar é o nasturtium officinale, ou agron, o agrião que estava na primavera pela minha terra uma salada muito consumida. Mastuerzo deriva de nasturtium, de nasus, nariz e tortus, torto: nariz torto pelo gesto que costumava ser feito ao capturar o sabor pungente. Também passou a significar depois pessoa tola, desajeitada, cretina, estúpida, falta de inteligência, imbecil. É o que um conhecido comentarista de rádio chama de Rei Fernando VII, talvez o mais detestável e detestado de todos e que há o suficiente para escolher.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies