Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15160

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15160 10 Elenco de votos 1630 617 Votos para o significado 0.11 15 Consultas 384529 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/19/2024 6:49:34 PM"




zamuro
  11

É outro nome comum para a ave Coragyps atratus. Veja samuro.

  
alcaraván
  6

É o nome comum da ave Burhinus oedicnemus no sul da Europa, norte da África e Oriente Médio. Esse nome também é dado à ave Burhinus bistriatus na América.

  
tinamú
  5

Nome de várias aves da classe Tinamidae. Veja perdiz.

  
poetista
  7

É quase um neologismo por analogia com romancista ou contista para quem produz obra poética, embora em espanhol já sejam poetas muito instalados e uma versão feminina como poeta, de modo que 'poeta' pode ser entendido talvez como "um especialista na arte da poesia". Ou de acordo com uma categoria cortazariana, como "um prosador com estilos poéticos".

  
acriticismo
  5

Na verdade, é um neologismo da crítica (teoria e sistema filosófico), com o sufixo negativo a- .

  
actocracia
  11

É um neologismo que ironiza a ideia de que, em um ato político antes das eleições, quem reunir mais gente é quem vai ganhar. Está associado a uma concepção equivocada sobre democracia (e não tanto com outros sistemas de governo onde a definição é mais clara), como se o número de participantes em um comício ("ato político") fosse igual ao número de eleitores em uma votação. Veja sufixo -cracia, epistocracia.

  
antiparabólico
  5

É um neologismo tão rebuscado quanto engenhoso, usado na Colômbia, Venezuela e outros países da região para alguém que ignora ou despreza a companhia alheia, que faz sua vida sem se importar com o que acontece ao seu redor. Foi criado a partir da expressão "stop balls" ("ouvir, atender a algo ou alguém") associada a outra voz técnica (apenas por semelhança fonética) como "parabólica", anexada ao prefixo anti- ("que nega ou se opõe").

  
gutículas
  7

A verdade é que isso não existe. Certamente vem de um comentário que fiz meio brincando em gotículas, por causa de sua etimologia e por ser uma palavra um tanto pretensiosa. Embora não seja que seja mal formado, ele só evoluiu a partir da queda e não diretamente do latim, por isso pode ser considerado um neologismo.

  
pichigüili
  4

É uma castelhanização da voz inglesa peecheewilly, um neologismo bem-humorado e irônico para chamar os brindes publicitários entregues por laboratórios farmacêuticos, especialmente durante congressos, convenções ou feiras onde os participantes andam pelas barracas em busca de folhetos e informações sobre novos produtos. Apareceu pela primeira vez em um artigo no Txori-Herri Medical Journal e pode haver ali uma homenagem às pastas Pee-Chees [nota: por sua cor característica de pêssego, que em inglês é pêssego] que eram usadas desde meados do século XX e serviam para reunir folhas soltas, como folhetos informativos; E Willy pode ser para o velho significado de "receptor voluntário de algo".

  
chupóptero
  6

Pessoa considerada como um inseto parasita, que consome recursos de outras pessoas ou que não lhe correspondem. A etimologia popular liga "sugar" ("absorver") com o sufixo -ptero ("alado") que soa como um inseto como o mosquito (que é um díptero) ou a pulga (que é um inseto áptero).

  
anatomofobia
  5

Na verdade, não existe e tem sido usado como um humor, como um "medo de estudo ou aulas de anatomia".

  
rendón
  6

Em espanhol era usado apenas na expressão "de rendón", uma variante para "de rondón" ("intrépido"), mas já é muito antigo.

  
matón
  7

1º_ Briguenta, criminoso que costuma trabalhar contratado. Vem do verbo matar com o sufixo -on como depreciativo ou talvez tão intenso. 2º_ Golpe forte para uma queda. 3º_ Vaga estudantil, estofón .

  
pichón
  8

1º_ É a criação do pombo, mas é usada para a de qualquer ave. 2º_ Pela forma anterior, familiar e afetuosa de chamar uma criança, alguém pequeno, jovem, imaturo ou em crescimento. 3º_ Para o anterior, "ingênuo, inexperiente, que pode ser vítima de um engano ou golpe". 4º_ Também pelo primeiro significado, "pipoca" ("mancha na cueca"). 5º_ É outro nome comum para a planta Yucca elephantipes. Veja izote, daguilla, itabo . 6º_ Picha aumentativa masculinizada ("pênis") . 7º_ Buscapiés, elemento da pirotecnia que se move ao nível do solo em diferentes direções.

  
almorrón
  5

Espinha dorsal de terra que delimita valas ou épocas. É uma palavra usada em Valladolid (Espanha).

  
torniscón
  4

Pinça que é feito tirando a pele com dois dedos e virando a mão. O nome vem de torno, justamente por causa da virada.

  
pizarrón
  9

Placa com uma superfície encerada, originalmente de ardósia mineral, onde você pode escrever ou desenhar e apagar facilmente. É geralmente de um tamanho suficiente para que possa ser visto vários metros por um número de espectadores, estudantes, jogadores, . . .

  
carbón
  6

1º_ Matéria fóssil amplamente utilizada como combustível. É de cor preta e pode ter origem animal, embora o vegetal seja mais comum. 2º_ É também a brasa apagada. 3º_ Lápis de madeira carbonizado. Veja carvão, carvão vegetal. 3º_ É uma forma reduzida de chamar a doença de antraz. Veja antraz.

  
soplón
  10

Que diz o que é privado ou secreto, que acusa. Em alguns países, é o informante da polícia. Veja Ortiba, Bocón.

  
repugnancia
  5

Em princípio, é uma forma de oposição, mas seu significado tornou-se mais amplo como aversão, nojo, contradição, . . .

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies