Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15145

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15145 10 Elenco de votos 1630 617 Votos para o significado 0.11 15 Consultas 380774 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/17/2024 9:01:12 AM"




características de un hippy
  6

Parece um fragmento de um texto maior, porque isso não faz sentido. Ver característica , de (preposição), um (artigo), hippi ("jipi") .

  
cuento chimbo
  8

Seria apenas um "conto de chimbo", "uma história falsa". Como mencionado no campo dos Sinônimos pelo colega Jorge Luis Tovar Díaz, pode haver um paralelo com a expressão "conto chinês", não só porque soam semelhantes, mas porque além de "falso, incompleto, de má qualidade", a palavra chimbo em quíchua significa "do outro lado, da outra banda", talvez pelos povos chamados chimbos, e que também pode ser interpretado como "lugar distante".

  
infantes
  8

Plural de infantil em seus diversos significados.

  
bromidrosifobias
  7

Plural de bromidrosifobia .

  
insignificantes
  5

Plural de insignificante ("sem sentido, valor, importância").

  
programados
  6

Plural de programado ("feito seguindo um programa").

  
tufillos
  8

Plural de whiff ("diminutivo de tufo no sentido literal e figurado").

  
hijitos
  10

Plural de hijito ("diminutivo de filho").

  
anno mundi
  7

Anno Mundi (latim para "ano do mundo") é uma datação que conta os anos a partir de um cálculo bíblico para a criação do mundo com uma data que não é uniforme para todas as crenças, já que para os judeus começa em 3761 a.C. C . , para os bizantinos (que a chamavam de ?tos Kosmou) em 5509 a.C. C . , para historiadores medievais europeus entre 5184 a.C. C . (de acordo com os Anais dos Quatro Mestres Irlandeses) e 3952 a.C. C . ( de acordo com o cálculo de São Beda ) ), e já no século XVII o anglicano James Ussher datava o Anno Mundi de 4000 a.C. C . , corrigido para 4004 para . C . por uma contribuição do astrônomo Johannes Kepler. Ver Anno Lucis, E. V . (Era vulgar).

  
etos kosmou
  5

É o nome da cronologia ou calendário bizantino, com uma estrutura semelhante ao calendário juliano, mas que toma como início uma data de "criação do mundo" a partir de 5509 a.C. C . . Foi calculado por Panodoro de Alexandria, de acordo com sua interpretação de dados bíblicos para a "era Antioquiana" estabelecida por Constantino I no século IV. O nome ?tos Kosmou é a transliteração do grego 949; 964; 959; 962; 954; 959; 963; 956; 959; 965; ("Ano do Mundo") . Ver Anno Mundi , Anno Lucis , E . V . (Era vulgar).

  
calvicie
  7

Queda de cabelo ou falta dela, é dito da cabeça, e vem do latim calvitie, ei de calvus, a, um ("raspado, raspado"), que se supõe ter uma origem alemã por kahl.

  
alopecia
  11

É a perda patológica de cabelo ou pelagem. Do latim alopecia, ae ("micose, sarna"), porque faz o cabelo cair; embora a origem seja grega em 945; 955; 969; 960; 949; 954; 953; 945; ( aloopekía ), de 945; 955; 969; 960; 951; 958; (aloopeex "raposa") , um animal que perde sua pele anualmente para se adaptar à temporada de verão.

  
tefilín
  5

Tefilin são passagens do Antigo Testamento (geralmente Êxodo e Deuteronômio) escritas em princípio em pergaminho e colocadas dentro de pequenas caixas com alças que os homens judeus amarram ao braço e à cabeça por preceito religioso. O nome hebraico é 1514; 1508; 1497; 1500; 1497; 1503; 8206; (Tfilin), embora fora do judaísmo sua versão cristã "phylactery" é mais popular.

  
filacteria
  4

1º_ É o nome do tefilin ("objeto ritual judaico") de sua versão helenizada 966; 965; 955; 945; 954; 964; 951; 961; 953; 959; 957; (phylaktérion "amuleto protetor") e mais tarde phylacteria latinizado ("filactérios"), como uma forma de diferenciar o mesmo relicário usado pelos primeiros cristãos. 2º_ Como essas pequenas caixas contêm pergaminhos com textos bíblicos, na Idade Média era chamada de filactério, por semelhança, aos desenhos de fitas e outras folhas de extremidades curvas ou enroladas com alguma citação ou lenda, típica da heráldica. Veja phylatery .

  
r
  22

1º_ É a consoante denominada 'erre', que possui um som vibratório alveolar simples, e quando utilizada duplicava um som vibratório alveolar múltiplo que era chamado de "letra canina"; além de ter suas variantes regionais. 2º_ 'R' representa a resistência elétrica, o restante em uma divisão matemática, o aminoácido arginina; é o símbolo do prefixo ronna-, do roentgen e do Rankine. 3rd_ 8477; Em matemática, representa o conjunto dos números reais. 4º_ 'r' representa em matemática a reta, o raio de circunferência, uma razão; É o símbolo do prefixo ronto- . Ver também ® ( ® ) .

  
q
  14

1º_ É uma consoante que em espanhol só é usada no dígrafo /qu/ e sempre antes de /e/ ou /i/. Como curiosidade, seu nome '' não inclui a letra /q/, e é um dos poucos casos no alfabeto. 2º_ 'Q' representa o aminoácido glutamina; a quantidade de calor na termodinâmica; o conjunto matemático dos números reais; É também um símbolo equivalente ao prefixo Quetta- . 3º_ 'q' em física representa uma carga elétrica; É também um símbolo equivalente ao prefixo quecto- .

  
v
  6

1º_ Consoante letra "uve" . É um desenho antigo para a letra "u". 2º_ 'V' é o símbolo químico do vanádio; também do volt ou potencial elétrico; Em bioquímica é a abreviação do aminoácido "valina"; Em algarismos romanos representa o "5". 3º_ É também nome (ou parte) de armas, romances, séries, filmes, cantores, álbuns musicais, personagens fictícios, . . . Ver V . , visto (marca gráfica).

  
k
  7

1º_ Consoante de nome "ka", que os espanhóis tiraram do alfabeto grego, principalmente para vozes técnicas. 2º_ 'K' é o símbolo químico do potássio. 3º_ 'K' é o símbolo da unidade de temperatura "kelvin". 4º_ 'K' em matemática representa uma constante. 5º_ 'K' é o símbolo do quilate (joias). Veja kt . 6º_ 'k' é o símbolo do prefixo kilo ("mil"). 7º_ Nome de uma vitamina. 8º_ Nome de diversas obras e personagens da música, cinema e literatura.

  
h
  8

1º_ É a consoante "hache" no alfabeto latino. Para o espanhol não tem som próprio, embora altere o do /c/ no dígrafo /ch/ e em palavras estrangeiras pode fazer o mesmo com /sh/ e até ter uma pronúncia semelhante ao /j/ aspirado. 2º_ 'H' é o símbolo químico do hidrogênio, também do aminoácido histidina; Em física é o símbolo para o henry (para indutância elétrica) e a força de um campo magnético; na notação musical pelas letras H é usada como uma forma de diferenciar a nota si de sua versão alterada B molle (B flat) que atualmente só é mantida na Alemanha. 3º_ 'h' é um símbolo de "tempo" (ver m, s); também para o prefixo hecto ("cem").

  
reído
  7

1º_ Particípio do verbo rir ("expressar prazer com o riso"). 2º_ Que ele está muito desaparecido ("sem noção, mentalmente desconectado da realidade"). Veja intensificador prefixo re- .

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies