Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15145

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15145 10 Elenco de votos 1630 617 Votos para o significado 0.11 15 Consultas 381216 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/17/2024 1:38:01 PM"




uva
  6

Às definições dadas acrescento que "uva" é também o fruto em cachos da videira.

  
crema
  7

Além das definições já publicadas, acrescento as de "pasta espalhável" (com diferentes usos), "cor branca amarelada", "grupo seleto e proeminente em uma categoria ou disciplina" e flexão de creme (ver verbos/creme). E já que estamos aproveitando para comentar que o sinal ortográfico / ?/ também chamado de trema é por uma deformação do grego 964; 961; 951; 956; 945; ( trema "buraco" ) .

  
a
  10

Às definições já publicadas acrescento que 'a' é também uma preposição, um símbolo de área, ou o prefixo para atto ("fator de 10 8315;¹ 8312;" ); e 'A' é a letra que em bioquímica representa adenina e alanina, é o símbolo do ampere , é o equivalente a decimal 10 em bases maiores que 10, ou a nota musical em notação anglo-saxônica.

  
cacorro
  7

É um americanismo que no México é usado como "tolo" ou para qualificar algo "desagradável, imoral", o que provavelmente é uma consequência de seu uso como colombiano por "gay, homossexual masculino, especialmente para um bufarra". Sua etimologia não é conhecida, mas considerando que existe o caquero depreciativo para nomear o ânus, pode haver uma associação com o macho sexualmente ativo que pratica em outro passivo. -

  
aliquindoi
  5

É um localismo usado na região de Málaga (Espanha) como um alerta de cuidado, de atenção ao que tem que ser feito. Parece vir dos portos, onde se ouviam marinheiros ingleses dizendo "Olhe e faça!" ("Olhe e faça!") Quando ensinavam camarotes e estivadores, ele acabava fazendo malabarismos como 'aliquindoi' (pr. alicuindoy ) .

  
llapanga
  5

No Equador era chamada de jovem, mestiça, que pertencia às classes sociais média e média-baixa, e que eram típicas da região andina. Embora o termo tenha sido popular no século XVIII, ainda é usado e deu origem ao nome da dança ñapanga. Em quíchua llapanga significa "pés descalços".

  
espichacar
  8

É uma palavra usada em Córdoba (Espanha) para "desperdiçar dinheiro, desviar fundos".

  
cirupítico
  8

É um americanismo nomear uma pessoa pudica, modesta, atrapalhada, com modos afetados.

  
mamotreco
  8

É um vulgarismo, uma má interpretação do mamotreto ("armatoste, coisa grande e pesada, especialmente um livro"); que como em muitos casos acabou se tornando localismo em algumas regiões da Espanha, como La Rioja.

  
petaquear
  7

1º_ Tomar bebidas alcoólicas. De petaca ("pequena garrafa de bolso com algum álcool"). 2º_ É um americanismo quebrar, bater, arruinar, morrer.

  
tunturuntú
  5

É um cubanismo, uma variante eufemística para outro como "túmulo da tumba" ("saia daqui, vá agora").

  
pseudociencia
  8

Doutrina ou simples charlatanismo que afirma ter uma base científica verificável. Alguns podem até ser bons, mas outros ameaçam a saúde, a segurança e/ou a educação, quando não são também um golpe e um crime. É formado com o prefixo pseudo- a voz latina scientia, ae ("conhecimento"). Veja pseudocientífico.

  
industria
  9

1º_ Engenhosidade e habilidade para imaginar e executar algo. Vem do latim para a antiga preposição indu ("em, dentro, dentro") struo ("criar, erguer, máquina"). 2º_ Do anterior, diz-se de qualquer processo de materiais ou matérias-primas para obtenção de um novo produto, de forma organizada, estruturada e quase sempre com finalidade comercial e econômica. 3º_ Por extensão do anterior, o conjunto de negócios organizados que pertençam ao mesmo item, à mesma região, que tenham o mesmo objetivo ou característica.

  
fotocopia
  10

Diz-se de uma cópia fotográfica feita em papel comum, que geralmente são duplicatas de documentos, já que o método foi criado especialmente para reproduzir a partir de outro papel. Veja xeroscopia. Veja a foto- .

  
hidrogimnasia
  9

É um tipo de ginástica que é praticada na água. Como é uma palavra muito elaborada, o anglicismo aquagym é geralmente usado. Veja o prefixo hydro.

  
marramucia
  7

Travessura, trapaça, artimanha, atitude fingida. Veja mirrimucia .

  
espectroscopia
  5

É o estudo por análise visual do gráfico de um espectro ("leque com os diferentes graus de um fenômeno"); Também a imagem obtida com o espectroscópio. Ver sufixo -scopy ("observação visual").

  
magia
  6

1º_ Ação com fatos sobrenaturais, contrariando o senso comum. No início, era um ato místico, mas depois foi separado das religiões e associado à feitiçaria e feitiçaria. Por seus efeitos surpreendentes hoje também é chamado de "magia" para uma encenação teatral, para um jogo técnico de ilusão que simula um fato que parece impossível. Figurativamente é um encanto, uma atração que possui algo ou alguém. 2º_ Flexão do verbo magiar. Veja verbos/magia .

  
filatería
  4

Palavra imbróglio . Diz-se das mentiras ou mentiras dos golpistas, que eles fingem ser o que são para não enganar os outros. A origem está no Novo Testamento, pela palavra filactério ("Tefilin"), já que os fariseus costumavam usar outros maiores e mais visíveis em público para demonstrar maior autoridade religiosa, algo qualificado como falso por Jesus em várias passagens bíblicas onde ele os chamava de hipócritas. Veja túmulo caiado de branco.

  
bilateria
  5

Na taxonomia, o clado bilateria reúne animais que têm uma aparência bilateral, que são simétricos em relação a um plano que os divide em ambos os lados. Veja prefixo bi- ("dois, duplo") .

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies