Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15145

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15145 10 Elenco de votos 1630 617 Votos para o significado 0.11 15 Consultas 380752 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/17/2024 8:42:47 AM"




nocheriego
  2

Pode ser um localismo ou um neologismo ligando nochero ("noturno") com o sufixo -iego (que cria uma relação ativa com o que modifica), embora nocturnarniego já exista.

  
nocheriego
  5

Pode ser um localismo ou um neologismo ligando nochero ("noturno") com o sufixo -iego (que cria uma relação ativa com o que modifica), embora nocturnarniego já exista.

  
inconsolante
  4

Não acho que essa monstruosidade seja usada em nenhum domínio, já que o verbo 10060; Não existe inconsolação. Em qualquer caso, pode ser interpretado como "não reconfortante", embora essa definição possa incluir "de partir o coração" ("causar luto"). Veja o sufixo -nte .

  
rasgadal
  7

Não seria uma palavra comumente usada e não está incorporada ao dicionário espanhol, mas pode ser inspirada em "ventanal" para o que na arquitetura é chamado de "janela rasgada", onde são colocados um após o outro quase sem separação, formando uma grande superfície envidraçada.

  
basuraleza
  5

Um neologismo muito engenhoso que une as palavras "lixo" e "natureza" relacionadas à poluição deixada pelos visitantes em locais turísticos como praias, florestas, montanhas, . . . além de resíduos descartados que vão parar em mares e aterros sanitários.

  
pipolera
  4

Grupo ou grupo de celebridades. É um neologismo irônico baseado no povo inglês, em lugares onde show business, jet setter ou personagens que aparecem na mídia são chamados assim. Claramente, distorcer uma palavra em inglês é um escárnio do comportamento e do desejo de tilingo.

  
biza
  6

Na verdade, a "biza" não significa "bonita" por causa da beleza, mas por causa de seu homônimo "bonito" para o peixe da Sardenha da Sardenha.

  
atún blanco
  3

É o nome comum do peixe Thunnus alalunga. Veja atum, albacora .

  
pez espada
  5

É um nome comum para o Xiphias gladius, que como o nome sugere é um peixe, e sua principal característica é uma saliência em sua cabeça semelhante a uma espada.

  
barracuda
  5

Nome comum do peixe Sphyraena.

  
medusa de huevo frito
  4

Também "água-viva de ovo frito" é um nome comum para o equaviva Cotylorhiza tuberculata, um animal aquático que habita o Mar Mediterrâneo. O nome é por causa de sua forma e cor que lembra um ovo frito.

  
marisco
  5

Embora o adjetivo 'marisco' antigamente se referisse a tudo o que vem do mar, hoje ele nomeia um grupo de moluscos e crustáceos, especialmente quando são comestíveis. 2º_ Flexão do verbo mariscar ("caçar animais costeiros"). Veja verbos/frutos do mar. 3rd_ Para os primeiros, os despojos daquela caçada ou também de um roubo.

  
hombrefobia
  7

Não é uma fobia real, mas uma monstruosidade como palavra que mistura "homem", de origem latina, com o sufixo -fobia, de origem grega; E é um escárnio, uma ironia para com alguém que sente rejeição pelos homens, já que neste caso "homem" não se refere à espécie humana, e "fobia" é mal interpretada como "ódio". Veja androfobia, misandria, antropofobia, misantropia.

  
bacilofobia
  4

Se a bacteriofobia existe, não sei se essa palavra tem alguma razão de existir, porque também é o medo dos germes que produzem doenças, mas usando uma palavra latina como baculus, i ("baculus" [por causa da forma de alguns germes]) em vez da bactéria grega (também "bastonete") que seria mais apropriado para uma fobia. Embora na microbiologia existam diferenças entre bactérias com o gênero Bacillus e sua classe Bacilli, no caso da fobia é exatamente o mesmo.

  
aibofobia
  4

Na verdade, não é uma fobia, mas um humor: seria o "medo dos palíndromos". . . Porque a 'aibofobia' é um palíndromo. Veja palindromofobia, alifobia.

  
escotomafobia
  5

É o medo de ficar cego, sem visão. Quase se poderia dizer que se trata de uma fobia muito específica, já que um escotoma é uma mancha escura na retina que limita o campo visual e se for muito grande impede a visão; Mas neste caso é usado como cegueira, em geral. Veja escotofobia, sufixo -fobia.

  
apifobia
  4

É o medo de abelhas, vespas e, especialmente, suas picadas. A etimologia é curiosa, pois vem do latim apis, é ("abelha"), quando já existe um sinônimo completamente grego como melisofobia, e não encontrei razão para diferenciar um do outro. Veja sufixo -phobia .

  
bolsefobia
  4

Não é uma fobia real, mas um exagero pelo medo e rejeição dos comunistas. Une a apocope da palavra bolchevique ("partidários do leninismo") com o sufixo -fobia ("medo"). Veja Russofobia.

  
mormofobia
  4

É uma sugestão não usar a invenção mal concebida da bogifobia, para o "medo de monstros infantis". Ver Mormo, -fobia; E já que estamos falando de fobias mal nomeadas: nomofobia, infantilfobia, manfobia, ciganofobia, peladofobia, cacafobia, carnofobia, cancerofobia, hipopotomonstrostrosesquipedaliofobia.

  
palindromofobia
  5

Não é muito crível como fobia, mas seria o "medo de ler, escrever e/ou dizer palíndromos". Pode aparecer como um componente neurótico por causa de alguma obsessão por simetrias, mas é muito raro. Tanto que nem aparece em listas de patologias, embora isso possa ser devido à pronúncia complicada que outros nomes mais simples foram inventados, como a alifobia ou a aibofobia não muito grave.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies