Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15062

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15062 10 Elenco de votos 1064 617 Votos para o significado 0.07 15 Consultas 374104 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/6/2024 1:46:40 PM"




cleptofobia
  47

É o medo de roubo, que inclui roubar, ser roubado, e ser acusado de ser um ladrão. Do grego 954; 955; 949; 960; 964; 949; 953; 957; ( cleptein "remover, esconder" ) 966; 959; 946; 959; 962; ( fovos "medo") . Veja fobia, fobia.

  
incapacitar
  42

É para remover ou impedir o uso de recursos ou recursos. É formado com o prefixo latino indicando uma privação, e o verbo capacitar ("habilitar, fazer ajuste").

  
discapacitar
  58

É para causar uma limitação de capacidades ou recursos. É formado com o prefixo grego 948; 965; 963; ( des- "anomalia" ) e o verbo para treinar ("habilitar , fazer ajuste" ) .

  
videoportero
  35

É um nome para o "porteiro elétrico" que além do áudio tem um sistema de vídeo. Ele também é chamado de "porteiro de viseira". Veja porteiro ("quem recebe na entrada" ), elétrico ("quem trabalha com eletricidade") .

  
videorretrovisor
  16

É uma palavra composta de outra palavra composta. É chamado de espelho espelho que nos veículos permite que você veja de volta dele, e é especialmente útil para manobras de contra-marcha. Hoje há essa versão mais sofisticada que usa câmeras e monitores de vídeo, e que foi batizada como "revisora de vídeo". É formado pelo vídeo de vozes latinas, retro-, espectador.

  
marcario
  19

Trata-se de um termo legal relativo às marcas registradas de produtos registrados.

  
etiqueta
  43

1º_ Recorte de papel, tecido, papelão com uma inscrição ou identificação que é colocada em um objeto. Veja marbete, crachá. 2º_ Pelo anterior, identificação, classificação, estereótipo que é feito de algo ou alguém. 3º_ Ajuste às regras de cerimonial ou educacional para cada situação. 4º_ Inflexão do rótulo do verbo . Ver verbos/rótulo .

  
abudinear
  19

Ele não existe e certamente não existirá oficialmente em espanhol como "robar", a menos que esteja de alguma forma associado ao "pudim" (com outro significado) e não ao nome de um ministro colombiano acusado de desvio de fundos estatais. É outra invenção popular que circula nas redes. Veja carmelear .

  
infodopamina
  33

É um neologismo para conteúdo multimídia que produz algum tipo de vício, como as mídias sociais pegando seus usuários, que sentem que não conseguem parar de checá-los. Um caso mais específico são os provedores de vídeos, imagens ou notícias, que são especialmente projetados para capturar a atenção e que os usuários não saem de suas plataformas. É formado pelo prefixo info- (para "informação") e dopamina, um hormônio neurotransmissor que é popularmente mais associado com sensações no estado de recompensa, o prazer que você sente ao conseguir algo.

  
cazanazis
  49

Após a Segunda Guerra Mundial, muitas hierarquias nazistas e criminosos escaparam da Alemanha e se esconderam sob identidades falsas. Mas grupos privados ou criados pelo governo israelense começaram a caçá-los em todo o mundo, especialmente aqueles que foram responsáveis pelo "Holocausto Judeu" e não foram protegidos por governos estrangeiros, a fim de levá-los a julgamento. Esses "caçadores nazistas" foram muito ativos durante a segunda metade do século XX. O neologismo é uma palavra formada por Hunting ("caçador, caça") nazista ("membro do Partido Nacional Socialista Alemão"); e é usado igualmente no singular como no plural.

  
hacktivismo
  52

É um ativismo político ou social através de redes de computadores aproveitando vulnerabilidades nos sistemas de governos ou entidades que ameaçam suas causas. Embora suas ações nem sempre sejam criminosas, em muitos casos tornam públicas informações privadas ou sensíveis para um Estado, e isso pode ser considerado ilegal, portanto, há uma discussão ética sobre se é certo denunciar um crime grave cometendo outro menor. O neologismo é um acrônimo para ativismo hacker.

  
parómetro
  36

É um neologismo criado na Espanha para uma medição gráfica do número de pessoas desemovidas no país. É formado pelo desemprego ("falta de ocupação do trabalho") o sufixo -medidor ("medição"). [Nota: Neste dicionário eles têm o mau hábito de definir nas consultas escritas com erros, como se todos procurassem uma resposta digitando mal; e o problema é que muitas vezes a resposta correta ou mais detalhada está ali. Lamento ter que colocar esse link, mas no parómetro de 10060 o colega José Luis Sánchez Abela deixou muito mais dados (intestáveis, mas interessantes) sobre a voz 'parómetro'. ]

  
afip
  47

Na Argentina (AFIP), é a sigla da "Administração Federal da Receita Federal", órgão que executa políticas fiscais e tributárias.

  
macro
  37

É um acrônimo para algumas instituições como o Museu de Arte Contemporânea de Rosário (Santa Fé, Argentina), ou o Observatório monopole, astrofísico e de raios cósmicos em Abruzzo, Itália. Ver macro- (prefixo) .

  
aukus
  36

Sigla em inglês para a aliança militar estratégica entre Austrália, Reino Unido, Estados Unidos ("Austrália, Reino Unido, Estados Unidos").

  
adoc
  31

Como sigla, tem vários desenvolvimentos em espanhol (p. e. a "Associação de Ópera e Concertos" de Alicante, Espanha), mas a mais conhecida é o Centro de Operações de Defesa Aérea Inglesa.

  
conicet
  36

Na Argentina, o Conicet é um acrônimo do "Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica", que promove e financia o desenvolvimento científico e tecnológico.

  
a'i
  28

É outro nome da tribo guafán amazônica.

  
qenqo
  23

'Qenqo' é outro nome para o sítio arqueológico de Kenko.

  
tahuantinsuyu
  69

É outra versão para Tahuantinsuyo.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies