Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15135

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15135 10 Elenco de votos 1630 617 Votos para o significado 0.11 15 Consultas 380489 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/17/2024 6:21:31 AM"




payasofía
  6

É um neologismo vindo do grupo dos Payamédicos, onde unem palhaço ("artista que faz um ato humorístico") com filosofia, usando sua aférese "sophia". É uma forma de encarar a vida não só com humor e cuidados com a saúde, mas também com tolerância, respeito ao próximo e resiliência.

  
fungólogo
  7

Não sei se essa palavra realmente tem uso, porque existe micologista, que etimologicamente é mais apropriado para "quem estuda fungos". Ainda assim, esse pastiche greco-latino também não é um absurdo, já que o latim fungo, i significa "cogumelo" e o grego 955; 959; 947; 959; 962; (logos) indica um "relacionamento ou tema".

  
cuadriga
  6

Era um tipo de carruagem romana, muito utilizada em competições. O nome é obviamente latino, para uma redução de quadrijugus, para, um ("jugo para quatro animais"), porque era para apenas quatro cavalos. Veja cocheiro, biga, triga.

  
triga
  5

1º_ Sigla para Treinamento, Pesquisa, Isótopos, Atômica Geral. Era um tipo de carruagem romana, muito utilizada em competições. O nome é obviamente latino, para uma redução de trijugus, para, um ("jugo para três animais"), porque era para apenas três cavalos. Veja cocheiro, biga, cocheiro.

  
biga
  6

1º_ Tipo de preferência de pão, de origem italiana. Era também o nome de uma carruagem romana, muito usada em competições. É obviamente latim, para uma redução de bijugus, para, um ("jugo para dois animais"), porque era para apenas dois cavalos. Veja feixe, cocheiro, triga, cocheiro.

  
auriga
  7

Na Roma antiga era quem dirigia uma carruagem puxada por cavalos ou mulas. Hoje é usado figurativamente para qualquer motorista de carruagem. A origem está no latim auriga, provavelmente a união de aurea, ae ("freio ou freio do cavalo") ago, é, ere, um ("dirigir"). Veja biga, triga, carruagem.

  
succívoro
  4

Ele se alimenta sugando sucos, algo que pode ser estendido a fluidos como sangue, além da seiva. Do latim succus, i ("suco") vorare ("comer"). Veja chupeta .

  
folívoro
  4

Um animal que se alimenta de folhas vegetais. Do latim folium, i ("folha") o sufixo -voro ("comer").

  
fumívoro
  4

Diz-se do forno ou de qualquer método de combustão completa que não produza fumaça. A ideia para inventar essa palavra (já aceita, não é um neologismo) é que ela "engula a fumaça", porque não a expulsa para o exterior. É uma interpretação não técnica usando as palavras latinas fumus, i ("fumaça") vorare ("comer, devorar"). Veja -voro .

  
carnívoro
  5

Que se alimenta de carne. Do latim carnis, é ("carne") vorare ("comer").

  
peruca
  8

É um termo depreciativo para peruano ("nativo do Peru"). Como curiosidade, é sempre usado com o sufixo feminino -uca, mesmo no sexo masculino.

  
brasuca
  5

É um termo pejorativo para brasileiros ("nativo do Brasil") originário de Portugal e muito popular na Argentina. Como curiosidade, é sempre usado com o sufixo feminino -uca, mesmo no sexo masculino. Veja brazuca ("Bola da Copa do Mundo Brasil 2014").

  
sarna
  5

1º_ Irritação da pele causada por ácaros parasitas. 2º_ Doença da batata causada por fungos. 3º_ Em sentido figurado, diz-se de algo ou alguém ruim, irritante.

  
hipersexualidad
  6

Aumento patológico da atividade sexual em uma pessoa. Veja prefixo hyper- , sufixo -dad .

  
triquinosis
  6

Uma doença parasitária causada pela infecção de agentes como a Trichinella spiralis, que atinge o corpo ingerindo carne mal cozida (especialmente carne de porco) com larvas císticas.

  
viruela
  5

Doença causada pelo vírus da varíola, altamente contagiosa, sem cura conhecida, mas com uma vacina que permitiu a erradicação da doença em humanos (embora existam variantes em animais que vieram infectar pessoas). Tem sintomas gripais, que terminam no aparecimento de pústulas e crostas na pele que deixam cicatrizes profundas quando caem. Em muitos casos é fatal.

  
chagas
  4

É o nome comum da doença parasitária "tripanossomíase americana", causada pelo Trypanosoma cruzi e cujo principal vetor é o barbeiro. É endémica das Américas. O nome é uma homenagem ao pesquisador brasileiro Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, que o descreveu pela primeira vez em 1909 e batizou o parasita de 'cruzi' em homenagem ao seu professor Oswaldo Cruz. Veja Doença de Chagas, Doença de Chagas.

  
rabdomiólisis
  5

É o dano muscular que libera proteínas no sangue; Sua consequência direta é uma condição renal, pois essas proteínas são tóxicas para os rins.

  
infección
  5

Contaminação com germes patogênicos causadores de doenças. Vem do latim tardio infectio, onis, que foi inicialmente usado como "tingido, impregnado", e depois expandido para "corrompido, envenenado". Consulte Infectar.

  
sarpullido
  5

Um pequeno grupo de urticária ou erupções cutâneas na pele, especialmente aquelas causadas por picadas de pulgas. 2º_ Particípio do verbo sarrashir .

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies