Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15135

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15135 10 Elenco de votos 1630 617 Votos para o significado 0.11 15 Consultas 380549 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/17/2024 6:49:41 AM"




azulado
  9

1º_ De uma cor com tonalidades azuis, que se desvia para o azul. 2º_ Particípio do verbo azular .

  
amarillento
  5

Tende para o amarelo, próximo a essa cor. Veja o sufixo -ento .

  
desunión
  8

Falta de união em algo que por sua condição ou circunstância deveria tê-la.

  
desalinización
  6

Extração de sal em um composto, especialmente água.

  
desagio
  6

Perda do valor do dinheiro à taxa de câmbio, ou por desprezo da moeda. É composto pelos prefixos des- ("remove, negação") e agio ("lucro em uma operação monetária").

  
despreciable
  6

Digno de desprezo, que não tem valor apreciável ou recebe um valor apreciável.

  
desastre
  7

1. Fato ou evento que se torna negativo, trágico, causador de dano. Significa literalmente "sem estrela" ("sem sorte, sem proteção do céu"). Veja catástrofe. 2º_ Flexão do verbo destruir. Veja verbos/desastre.

  
desacierto
  5

Diz-se de algo mal aconselhado, de um erro. Veja prefixo des- ("falta, negação") , hit.

  
desvincular
  6

Remover ou cortar um link ("link, conexão, parentesco").

  
desconsolante
  6

Isso causa tristeza ("luto impossível de consolar").

  
mal carácter
  5

Deve ser um "mau caráter", certo?

  
historia documentada
  5

Veja história (como narrativa ou disciplina) e documentada ("com backup de documentos").

  
laboratorio móvil
  3

Para mim, é um "laboratório móvel", mas pode ser um nome específico para um equipamento científico em algum lugar.

  
reunión grupal
  5

Deve ser uma "reunião de grupo", não parece ter um significado próprio como locução.

  
feminista radical
  5

Eu seria uma "feminista radical", mas continuo insistindo que este último adjetivo em espanhol deve ser "radicalizado".

  
estrechez de miras
  5

E. . . Não é uma locução, é entendida por 'estreiteza' ('redução, limitação'), e 'olhares' em seus significados de 'olhares, visão, intenções, aspirações', que também podem ser estendidos a 'conhecimento, compreensão'.

  
puesta al día
  4

Achei que foi postado como se fosse sinônimo de palavras como ayornado, ayornar ou ayornarse, mas não consegui encontrar. De qualquer forma, não me parece uma locução, é uma frase que se entende por si só, como 'put' ('pela ação de colocar') e 'até o dia [de hoje]' ('pela versão atualizada de algo').

  
cada tercer día
  5

Vamos começar esclarecendo que não é uma locução. Mas ainda me ocorre que alguém pode vir a um dicionário para esclarecer suas dúvidas. Que evidentemente não vêm do lema no topo da página, mas do verbete fornecido por Cesar Orozco. A primeira coisa que me surpreende é que ele diz que é professor de inglês, pois uma dúvida como essa é típica de uma aula de programação; Quem interpreta corretamente tem boas chances de passar no curso. E faz tantos anos que eles estão ressuscitando isso aqui que decidi fazer meu breve e humilde trabalho. . . Não, minha extensa e pedante contribuição. Comecemos por separar dois conceitos: "cada 3 [algo]" não é o mesmo que "cada três [algo]". O primeiro caso é contado com numerais , e o segundo com ordinais . Em números, o início é contado a partir de 0 ( zero ) e tomamos como certo que há uma sequência; Em ordem é contado a partir do primeiro dos elementos e por definição sabemos que existe uma sequência . Quero dizer que em uma coleção o primeiro elemento é aquele numerado como 0; o segundo como 1; o terceiro como 2 . . . E então, tomando o exemplo original, "a cada três dias" de uma segunda-feira você conta "segunda, terça, quarta-feira", e em "a cada 3 dias" você começa a partir da primeira dose do medicamento como 0 (porque você não pode contar nada para trás) e "1=terça-feira, 2=quarta-feira, 3=quinta-feira". Claro que isso seria se usássemos a lógica e não a tradição ou o costume, porque alguém pode ter sido ensinado de forma diferente e vai acabar tomando sua medicação qualquer dia, por isso foi inventado o "dia sim, dia não", como eles chamam em cada lugar, o que não deixa dúvidas: é "um dia, Sim; outra, não". Para períodos mais longos, costuma-se usar as horas a partir de 12; 24; 48; 72 horas não deixam dúvidas e entendemos que o primeiro tiro é o momento 0.

  
tey
  10

Outro dos nomes comuns de plantas é Tilia platyphyllos.

  
tillera
  8

Outro dos nomes comuns de plantas é Tilia platyphyllos.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies