Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15022

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15022 10 Elenco de votos 1063 617 Votos para o significado 0.07 15 Consultas 371145 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/2/2024 5:15:23 AM"




standupero
  4

É uma versão mais Spanglish do padrão, embora eu ache que em alguns países como o México é pejorativo. E está mais próximo da escrita original do que da pronúncia.

  
mierdú
  5

'Mierdú' é um nome depreciativo, ofensivo e sem sagacidade para nomear o Peru.

  
bruto
  6

1º_ Ser grosseiro, com pouca ou nenhuma capacidade intelectual. Diz-se de um animal, sobretudo o do trabalho, da força. Como extensão do anterior, é algo ou alguém tolo, desajeitado, violento, incivilizado, grosseiro ou não polido. É usado como insulto. 3º_ Pelo exposto, diz-se de um produto, de um objeto em estado natural ou primário, mesmo de uma quantia de dinheiro sem os descontos esperados.

  
cagatintas
  6

É um termo depreciativo para um burocrata, um funcionário de escritório, alguém que trabalha com papéis escritos ou impressos. É feito de tinta de merda. Consulte Inksuckers.

  
chochifalto
  4

É uma forma usada em algumas regiões da Espanha para dizer "tolo, sem inteligência". Seria uma pronúncia distorcida ou talvez infantil de "coquifalto", para "lackto de coco (em seu significado de cabeça)".

  
garrapatoso
  3

1º_ Texto escrito com rabiscos ("traços desarrumados e mal feitos"). Diz-se de um animal infestado de carrapatos, mas também como um insulto a alguém sujo e descuidado em sua pessoa, e mesmo que ele não tenha insetos, apenas para ofender. Veja Piolho.

  
mindango
  5

Feijão pombo, mentiroso, desatencioso.

  
bobalías
  5

Pessoa boba, ingênua. Vem da palavra bobo, ou talvez diretamente do latim balbus, a, um ("balbucio").

  
tragasable
  6

1º_ Artista de variedades, especialmente artista circense, que realiza um teste de risco inserindo um sabre através do trato digestivo da boca ao estômago (sobrevivendo ao ato, é claro). 2º_ Por uma comparação irônica com o anterior, o homossexual masculino que pratica é chamado de 'engolidor', embora hoje também seja usado para uma felatriz, e em todos os casos tem um sentido depreciativo.

  
liviana
  6

Feminino de ligero ("suave", "libertino").

  
cesaraugustana
  5

Feminino por Cesaraugustano .

  
estrepitosa
  7

Feminino de barulhento ("com barulho").

  
monológica
  5

Feminino do monológico ("relativo ao monólogo, ao discurso único"). Para algum erro veja nomológico.

  
dialógica
  6

Feminino do dialógico ("relativo ao diálogo, ao debate").

  
escalonada
  7

Feminino de escalonado ("com graus ou passos").

  
habladora
  8

Feminino de falante.

  
hombrefóbica
  6

Certamente é o feminino da ironia manfóbica (da ironia manfóbica) que obviamente não existe como patologia e que só pode ser usado como piada ou insulto àqueles que temem ou rejeitam o contato com os homens, e não ao homem como espécie humana. Veja sufixo -fobia, androfobia, misandria, antropofobia.

  
florerismo
  6

É uma forma irônica de se referir à inclusão ou participação simbólica de alguém apenas por compromisso ou para valorizar uma imagem pública, sem qualquer necessidade ou utilidade real, comparando-a a um vaso decorativo. Na verdade, o nome é inspirado em algumas correntes artísticas que na pintura e em outras artes visuais abusam de ornamentos e imagens alheias ao conceito central da obra. Veja sufixo -ism, tokenização.

  
sanguinismo
  6

Seguidor de um político de sobrenome Sanguino. Também pode ser um bug para o sanguinarismo, que é muito raro, mas usado. O que não aparece é uma relação com o humor sangrento de Hipócrates. Veja fleumático, melancólico, colérico.

  
animismo
  8

1º_ Crença psicológica e religiosa (e consequentemente também recurso artístico) que atribui características de um ser vivo com alma e sentimentos a objetos e fenômenos naturais. É um pensamento comum em crianças que corresponde ao fetichismo religioso adulto. Veja anima ("alma"), sufixo -ismo, hilozoísmo. Doutrina pseudocientífica que atribui mudanças no estado físico ao espírito. Embora existam reações psicossomáticas que podem terminar em doença, isso é mais para o estudo da psiquiatria e da psicologia do que para a suposição mística da existência de uma alma.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies