Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  15486

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 15486 10 Elenco de votos 1700 617 Votos para o significado 0.11 15 Consultas 406400 9 Consultas para o significado 26 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 7/3/2024 9:58:19 AM"




altruismo
  6

É um comportamento caracterizado pela bondade e sacrifício pelo próximo. É um termo criado no século 19 pelo sociólogo francês Auguste Comte como altruísmo inspirado no arcaico francês altrui que vem do latim alter, a, um ("o outro, distinto"). Veja o sufixo -ism . Tirada do exposto, a biologia a utiliza para casos em que animais ou plantas ajudam outros mesmo com seus próprios malefícios, geralmente de sua espécie, embora obviamente não tenha um sentido ético ou filosófico. Também é dito quando um grupo de células ou genes morre para que outros possam se reproduzir ou sobreviver.

  
gatismo
  9

Decrepitude, envelhecimento com sua deterioração física e mental. Diz-se especialmente de uma de suas consequências mais comuns, como a incontinência urinária e fecal. É uma palavra emprestada do francês gâtisme ("senilidade").

  
napia
  7

É uma forma vulgar de nomear o nariz, muito usada em lunfardo, embora não seja exclusiva da fala do River Plate. Refere-se especialmente a um nariz grande e não tem uma etimologia clara; Há em genovês a palavra nappia com o mesmo significado, que alguns supõem ser uma feminização do caló naquí, nacrí ou ñacle ("nariz") com um sufixo cigano '-apia'.

  
currar
  7

1º_ Ele é uma voz popular na Espanha por trabalhar. Tem origem caló em curelar, com o mesmo significado. 2º_ No Rio da Prata lunfardo, foi dado um twist, e 'currar' foi associado a "trabalho fácil, que dá bom lucro", que logo se tornou sinônimo de roubo.

  
renacuajo
  7

1º_ Rã em fase larval, que ainda tem respiração branquial e vive na água. Da versão antiga 'ranacuajo' (depreciativo e diminutivo de sapo). 2. Pelo exposto diz-se de uma criança pequena, de tenra idade. 3º_ Em lunfardo é usado como deboche para com quem quer brincar de sapo ("astuto, que pode facilmente dar a si mesmo uma boa vida"), mas não chega a essa categoria.

  
morfi
  6

No Rio da Prata lunfardo, o 'morfi' (portanto, no singular) é "a comida, a comida do dia a dia". Ele é criado a partir do verbo morfar, que é um italianismo, já que nessa língua morphe significa "boca", e daí a associação com comida.

  
chaché
  7

É uma variante do chache ("tio, irmão do pai") usado em algumas regiões da Espanha.

  
quinetoscopio
  9

Variante gráfica do cinetoscópio ("projetor de imagem animado") .

  
cinetoscopio
  7

Variante gráfica do cinetoscópio ("projetor de imagem animado") .

  
chiquizuela
  8

É uma variante da choquezuela ("patela das pernas").

  
chorvo
  7

Variante gráfica de chorbo ("namorado", "fulano").

  
sicoafectivo
  8

Variante gráfica do psicoafetivo ("relacionando-se com a mente e os sentimentos").

  
ringle
  6

Variante de rengle ("linha, linha").

  
hylofilia
  7

É uma variante gráfica pouco usada da hilofilia, como "afinidade com árvores", mas mais como "apego ao material".

  
sicópata
  8

É uma versão gráfica do psicopata ("sofrendo de psicopatia").

  
bromhidrosis
  7

É uma variante gráfica da bromidrose, que talvez seja menos usada para evitar confusão com água.

  
oneomanía
  7

É uma variante da oniomania ("compra compulsiva").

  
postoperatorio
  7

É outra variante gráfica para o pós-operatório. Veja o prefixo post- .

  
sicótico
  8

Variante gráfica para psicóticos ("relacionados à psicose"). Veja psicose.

  
hipocondriaco
  7

Variante gráfica do hipocondríaco .

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies