Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Espanhol, dicionário colaborativo



Bem-vindo ao maior projeto Espanhol de educação e pesquisa na Internet. Este dicionário aberto e editável visa oferecer uma ferramenta onde, por um lado, os usuários ampliem o conhecimento sobre os diferentes significados que cada uma das palavras e expressões do Espanhol pode adotar. E, por outro lado, dê à mesma comunidade a capacidade de expandir o banco de dados com novas palavras, desconhecidas ou não registradas, ou expandir os diferentes significados que podem levar as palavras existentes. Para palavras idênticas e de acordo com o país do mundo que nos movemos, é muito frequente encontrar usos completamente diferentes, é por isso que, uma vez mencionada a definição oficial, o dicionário permite que os usuários a expandam com novos significados ou nuances. Em suma, um dicionário editado por usuários e usuários. O diário entre todos os significados carregados pelos usuários selecionará um deles como palavra, expressão ou tema do dia. Este significado aparecerá na página inicial logo após esta apresentação por pelo menos 24 horas. Finalmente, fizemos o projeto extensível a palavras de outros idiomas ou disciplinas, você pode acessar esses dicionários através do menu suspenso que aparece ao lado da caixa de pesquisa e a operação é idêntica ao dicionário principal. Esperando que o uso do dicionário seja do seu agrado, dizemos adeus.

Sinceramente,
Grupo de Trabalho Espanhol



Como evoluiu o dicionário?

Em primeiro lugar, queremos agradecer a todos os colaboradores pela sua ajuda, uma vez que sem eles e eles, este projeto não seria possível. Desde que o navio navegou lá em 2010, recebemos um total de 175,889 Contribuições para definir 119,479 palavras ou expressões diferentes que consultaram mais de 100.000 leitores e ajudaram diretamente 8 pessoas que pediram o dicionário para uma palavra que não era Registrado nele.

Significado do dia


Sergio M

multidisciplinariedad
  1

Diz-se de um conjunto de disciplinas que são abordadas ao mesmo tempo em uma pesquisa ou estudos, mas que essas áreas não se relacionam entre si ou se integram entre si, mas trabalham juntas e, assim, contribuem com seu próprio ponto de vista e o comparam com o restante das disciplinas.

  


Novos Significados coletados no dicionário


furoya

sobao
  1

É um vulgarismo para o sobado, em vários dos seus significados.

  

furoya

ladeao
  1

Vulgarismo por inclinado ("inclinado para um lado, não reto").

  

furoya

sobrao
  1

Vulgarismo por "excesso", como substantivo, adjetivo e particípio.

  

furoya

esfaratao
  1

Certamente é um vulgarismo para desmascarado ("desfeito, arruinado, descontrolado").

  

furoya

estaciao
  1

Vulgarismo por êxtase ("em estado de êxtase").

  

furoya

alechigao
  1

Vulgarismo para alechigado ("maltratado, doente, deteriorado o suficiente para ser acamado"). Hoje é usado mais alechizado, ou pelo menos foi assim que apareceu no dicionário (como andalucismo) até o final do século passado.

  

furoya

chumascao
  1

É uma vulgarização de chamuscado com metátese. É usado tanto como "curado [de uma carne em chamas]" quanto como "bêbado, bêbado".

  

furoya

emboscao
  1

Parece um vulgarismo para emboscada ("escondido na floresta", "desertor de guerra").

  

Sergio M

multidisciplinariedad
  1

Diz-se de um conjunto de disciplinas que são abordadas ao mesmo tempo em uma pesquisa ou estudos, mas que essas áreas não se relacionam entre si ou se integram entre si, mas trabalham juntas e, assim, contribuem com seu próprio ponto de vista e o comparam com o restante das disciplinas.

  

Jorge Luis Tovar Díaz

superbién
  1

Superbien: Muito bom, excelente.

  

furoya

oleoteca
  2

É quase um neologismo comercial e publicitário para as empresas petrolíferas, distribuidoras retalhistas de óleo comestível, que devido à sua etimologia é mais orientada para o azeite. E para ser uma invenção promocional devemos reconhecer que neste caso ela é corretamente construída, porque embora tome o latim oleum, olei que nomeia qualquer substância oleosa, em princípio coincidiu com o grego ?????? (elaion) como "suco da azeitona", que aqui é unido a outra palavra grega como ???? (théke), que é usado para "armário, caixa, coleção".

  

furoya

cardiocracia
  4

É um neologismo para "governo do coração", tomando este último como sinônimo de "bons sentimentos" (bondade, generosidade, empatia). É composto pelas vozes gregas 954; 945; 961; 948; 953; 945; (Kardia "Músculo do Coração, Sede da Coragem e dos Sentimentos") 954; 961; 945; 964; 959; 962; (Kratos "Poder, Governo") - 953; 945; ( -ía "ação, qualidade, relaciona-se formando adjetivos") e sua criação é atribuída a Miguel de Unamuno, embora ele não a tenha usado nesse sentido.

  

furoya

democidio
  3

É um neologismo criado pelo cientista político americano Rudolph Joseph Rummel que agrupa diferentes crimes de Estado contra sua população ou outros povos subjugados, como genocídio, prisão ou execução política, repressão armada contra marchas populares de oposição, etc. . . Ele usou a palavra grega 948; 951; 956; 959; 962; (demos "povo, povo") e o sufixo de origem latina -cidio ("matar").

  

furoya

piroquinesis
  3

É um neologismo criado por Stephen Edwin King para seu romance Firestarter (1980) onde sua personagem Charlene "Charlie" McGee tem a capacidade de atear fogo usando poderes psíquicos. Esta palavra liga piromania ("incêndio deliberado") com telecinese ("capacidade de mover objetos à distância com a mente"), embora na prática um pastiche para "movimento de fogo" tenha permanecido pelo grego 960; 965; 961; (PYR "fogo") 954; 953; 957; 951; 963; 953; 962; (cinese "movimento").

  

furoya

androcidio
  3

Mais um disparate ao estilo de "mancídio", embora desta vez queira imitar uma voz técnica e, por isso, não possa ser tomado como piada ou ironia. Ele está juntando a palavra grega 945; 957; 948; 961; 959; 962; ( andrós "homem adulto" ) com o sufixo latino -cidio para nomear um "crime de sexismo contra um macho", que obviamente já tem sua versão totalmente latina em espanhol como viricidio ou masculinicide.

  

furoya

felatómano
  3

Neologismo que imita uma palavra técnica ou científica para nomear quem gosta de praticar ("sexo oral em um homem"). Em princípio a etimologia também é irônica, já que o latim fellans ("lactado") refere-se à lactação, à amamentação, comparando a sucção de um teto à sucção de um pênis, acrescentando o sufixo latino -mania mania, ae ("mania, loucura"); embora ambas as vozes possam vir do grego 952; 951; 955; 965; 962; (thelus "fêmea, lactente") e 956; 945; 957; 953; 945; (mania "loucura", "obsessão"). Veja médico/, médico/(embora não tenha muito "médico"), feminino, fellar, collar, colocar joelho no chão.

  

furoya

onirotopía
  2

Um neologismo muito raramente usado, mas bem construído, para "lugar dos sonhos" que pode ter diferentes interpretações psicológicas, filosóficas, artísticas, . . . Do grego 959; 957; 949; 953; 961; 959; 962; (oneiros) 964; 959; 960; 959; 962; (topos "lugar") - 953; 945; ( -ia "ação, qualidade") .

  

furoya

ginecocidio
  2

Seria necessário ver em que casos esse neologismo se justifica (se justifica) porque, além do pastiche greco-latino, verifica-se que já existe feminicídio ( "crime de uma mulher por causa de sua condição" ) que é a contraparte do termo viricida ( "crime de um homem por causa de sua condição" ) , e que notamos totalmente latino por uma questão de coerência etimológica, o que não acontece com o "ginecocídio" (e - enquanto estamos nisso - vamos mencionar que nem com o androcídio, o que não se justifica de forma alguma). Em outras motivações para o crime já existe o homicídio ("morte intencional de pessoa") que não distingue gêneros porque a lei é imparcial, não deve discriminar. Veja gyneco- (prefixo para "mulher"), -cidio (sufixo para "morte intencional"), homem ("pessoa, ser humano").

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

chambú
  3

Na Colômbia é o nome de uma anchova muito grande formada pelo rio Guabo e está localizada na estrada que vai de Túquerres a Tumaco (Departamento de Nariño, Município de Mallama). Nome de uma aldeia no município de Mallama , nome de uma aldeia no município de Ricaurte, todos no departamento de Nariño. Nome de um romance escrito por Guillermo Edmundo Chavez García (1946). Nome de um bambuco colombiano, do compositor Guillermo Edmundo Chavez, com música de Luis Eduardo Nieto. Filme de Alexander Kerk (1961).

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

gambia
  2

Nome de um país africano, cuja capital é Banjul. Nome de um rio africano na mesma área.

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

cataplúm
  3

Cataplun também é usado. É a onomatopeia de um golpe forte e forte. Bludgeon, queda. Onomatopeias indicavam a queda de algo pesado.

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

timor
  4

É uma palavra de origem malaia e significa leste, onde o sol nasce, levante. É o nome de uma ilha no Oceano Índico.

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

peláncano
  2

É uma forma depreciativa de se referir ao cabelo, especialmente se ele estiver sujo e despenteado. Greñero , pele, mais leve , juba .

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

huelva
  3

Em Espanha é o nome de um município, uma cidade, uma província e um estuário ou estuário. Pertencem à Comunidade Autónoma da Andaluzia. Nome de um time de futebol na Espanha. A palavra é de origem pré-romana e de significado desconhecido.

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

letonia
  3

Significa terra dos letões. Nome de um país europeu, cuja capital é Riga. Ele está localizado nas margens do Mar Báltico, entre a Lituânia e a Estônia.

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

everest
  3

Nome do pico mais alto do mundo, que pertence às montanhas do Himalaia. Sobrenome de origem inglesa. Recebeu o nome de um famoso geógrafo e agrimensor britânico, cujo nome completo era George Everest, que fez o levantamento topográfico geral da Índia e parte do Nepal.

  

Danilo Enrique Noreña Benítez

puño
  3

Mão fechada. Golpe dado com a mão fechada. Fim e caimento das mangas compridas de uma camisa. Pequena quantidade de algo que cabe na mão (mãozinha). Nome dado à ação de fechar uma mão (ter os dedos dobrados contra a palma da mão e o polegar retraído).

  

Veja mais novas definições..



Parceiros mais ativos...

NomeSignificados 
    1
    Danilo Enrique Noreña Benítez
34790
    2
    Alfredo Edgardo Alvarez Ahumada
9589
    3
    Jimeno Álvarez
6227
    4
    GARCÍA ALBERTO
14472
    5
    Jorge Luis Tovar Díaz
7839
    6
    Margarito Cázares Guerrero
3647
    7
    Felipe Lorenzo del Río
3869
    8
    Manuel Penichet P
1682
    9
    furoya
15094
    10
    lidia ines
1053

Veja a lista completa de contribuidores...

Significados mais valiosos...

PosiçãoSignificadoNomeVotos
1qué vainafuroya1
2yacofuroya1
3laresfuroya1
4fotogramafuroya1
5espiculíferoGARCÍA ALBERTO ENRIQUE1
6suripantaFelipe Lorenzo del Río1
7filmosofíaSergio M1
8col chinaSergio M1
9onironautaSergio M1
10patito coludofuroya1

Os Significados mais vistos...

PosiçãoSignificadoNomeConsultas
1cremitaFerdinand17
2se le soltó la chavetaDanilo Enrique Noreña Benítez15
3biomonitoreoPedro Murillo15
4sociedadfuroya14
5relativofuroya13
6violentoJorge Luis Tovar Díaz13
7fototropismofuroya12
8candangaJorge Luis Tovar Díaz12
9inverencialfuroya12
10no salir de casafuroya11

Solicitações de ajuda do usuário

Abaixo está uma lista de palavras ou expressões expressamente solicitadas por outros usuários. Se você quiser ajudar esses usuários do dicionário e você sabe o significado de qualquer um deles, basta clicar no link e completar a forma de outros significados. Uma vez que a resposta seja aprovada, o sistema notificará o usuário de que o pedido de ajuda é enviado por e-mail.

Veja esta lista de solicitações..

Palavras ou expressões pendentes para atribuir um Significado

Abaixo está uma lista de palavras ou frases que foram pesquisadas por usuários anônimos e que não conseguimos oferecer um significado. Se você quiser ajudar esses usuários e você sabe o significado de qualquer um deles, basta clicar no link e preencher o formulário. Milhares de usuários que consultam o dicionário agradecerão.

Veja esta lista de solicitações..







       

          

Termos legais e privacidade | Política de cookies


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies