Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de Felipe Lorenzo del Río



Felipe Lorenzo del Río
  3882

  Valor Posição Posição 8 8 Significados aceitos 3882 8 Elenco de votos 508 4 Votos para o significado 0.13 45 Consultas 127858 7 Consultas para o significado 33 45 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 7/3/2024 1:42:48 PM"




aposematismo
  31

Termo biológico introduzido no final do século XIX, derivado do apo grego, distante, fora, e sema semates, sinal, aviso: sinal de alerta: "não me ataque e as coisas vão bem para todos". Fenômeno que ocorre no mundo animal e com menos frequência no vegetal com cores, cheiros ou sons marcantes de alerta para predadores que já observavam o naturalista Alfred Russel Walace. No aposematismo cromático as cores de aviso são geralmente preto, vermelho e amarelo como acontece nas borboletas monarcas ou na usina de petróleo comum que abunda na minha terra.

  
mioclonía
  33

Do mys myos grego, músculo e klonos, agitação, perturbação. Termo médico introduzido no final do século XIX que define os movimentos involuntários, repentinos e breves de algum músculo ou grupo de músculos do nosso corpo com causa no sistema nervoso central

  
fuitina
  23

Termo siciliano derivado de fuiri /fuggire ) . Fuga súbita, costume siciliano que alguns noivos ainda colocam em prática para impor o casamento reparador ou o casamento de espingarda. Em alguns casos, este voo pré-matrimonial foi aceito para evitar endogamia ou para economizar despesas.

  
yamnaya
  20

Povos nativos do norte do Mar Cáspio e Negro que desenvolveram a cultura Yamna, (buraco, tumba em russo e ucraniano), principalmente nômades, estendeu-se durante a Idade do Cobre e bronze para a Europa Ocidental e Ásia Central. Os Yamnaya enterraram seus mortos em kurgans ou montes com os joelhos dobrados. É por isso que os ethnólogos falam da cultura da tumba.

  
fuego griego
  20

Arma incendiária dos gregos do Império Bizantino que eles jogaram contra os navios inimigos queimando-os irremediavelmente. Embora a fórmula fosse secreta, acredita-se que a mistura consistia de petróleo, quicklime, enxofre, salgadinho e resinas. Quicklime em contato com a água talvez seja a faísca incendiária.

  
monóftalmos
  16

Também monophthalmos. Termo grego derivado de macacos, um e oftalmos, olho: caolho, caolho, ciclope. A diferença com o monóculo, da etimologia mista, é que este último aplicamos aos objetos. Os gregos clássicos do período helenístico chamado Antígona I, general de Alexandre, o Grande, um dos diadochi que em sua morte contestou e dividiu seu império.

  
hierba pejiguera
  18

Persicaria , pêssego, crista de galo , da família polygonaceae , anteriormente incluída no gênero polígono . É muito irritante para jardineiros. Para minha terra abunda nos leitos secos e frescos do rio e tem propriedades adstringentes. De acordo com os cientistas, a última refeição do Homem de Tollund (Dinamarca) de cerca de 2 anos atrás. 400 anos foi um mingau de cevada (85%), grama de pejiguera (9%) e linho (5%)

  
mudarra
  22

Termo de origem árabe usado como um toponymic e como sobrenome. Foi assim que a lenda dos 7 Infantes de Lara nomeou o meio-irmão que vingou sua morte, filho de Gonzalo Gustios e uma irmã moura do próprio Almanzor. La Mudarra também é um município de Valladolid, perto de Villanubla e Medina de Rioseco.

  
luvita
  16

Também luviano, língua do ramo anatólia dos indo-europeus falado pelos luvianos, povo da Anatólia na Ásia Menor durante a Idade do Bronze e do Ferro. Sua escrita era cuneiforme ou hieróglifo.

  
esporo
  19

Nome de um escravo com quem o Imperador Nero se casou depois de matar sua esposa, Poppaea Sabina, chutando-o na barriga enquanto estava bêbado. Alguns historiadores modernos consideram que Tácito e Suetônio são preconceituosos contra Nero e que sua esposa pode ter morrido por complicações da gravidez ou do parto. Sporo se assemelha a Poppaea.

  
hirpa
  14

Lobo, na língua osco-úmbana dos Samnitas Hirpine. Talvez um dos muitos nomes secretos e sagrados de Roma para cuja revelação alguns foram condenados à morte, como o tribuno e poeta Quintus Valério Soranus, nas palavras de Plutarco e Plínio, o Velho. Ele teria feito isso em seu trabalho Epoptides. Outro nome poderia ser Aguerona, que foi revelado apenas nas Agueronalias nos mistérios desta deusa enigmática que tinha o dedo indicador nos lábios.

  
ververipen
  26

Diversidade em caló . Associação LGTBI de origem cigana. Seu lema: "amare ververipen si amare barbalipen". Nossa diversidade é nossa riqueza.

  
escarabeo
  10

Amuleto egípcio de pedra, marfim, cerâmica e até metais preciosos na forma de um besouro de esterco (scarabaeus sacer), símbolo da ressurreição e renascimento de tudo o que existe.

  
miruéndano
  15

Nas Astúrias e na região noroeste, morango silvestre, pequeno e muito saboroso (fragaria vesca), diurético e adstringente. Recebe muitos outros nomes como meruéndano, mi?andano, mirándanu, melétanos, maquetas, mayota, mayuetas, arbiyétano, amorodo, amarote, careixo. . .

  
turnismo
  21

Em serviço. Sistema político com democracia opereta do período da Restauração bourbon entre a Primeira e a Segunda República em que as urnas foram manipuladas para que alternativamente um dos dois partidos monárquicos, o conservador e o liberal, governasse.

  
castrocontrigo
  13

Cidade de León, perto do Bañeza, na região de La Valdería, cujo nome deriva de Castrum Gunterici, fortaleza reconstruída pelo Vandal Gunterico no século V sobre o castro romano que Plínio, o Velho, havia controlado no primeiro século direcionando as extrações de mineração feitas por milhares de escravos. No início da Idade do Bronze, havia sido a cidade de Aria que deu seu nome ao Vale da Aria, mais tarde Valderia. Quanta história está por trás de nossos povos!

  
a enemigo que huye, puente de plata
  31

Dizer isso nos recomenda evitar conflitos favorecendo a retirada do adversário e evitando confrontos. De acordo com o escritor e ourives de Toledo do século XVI Melchor de Santa Cruz de Dueñas em sua Flora Espanhola de Apotegmas e Frases, o autor da expressão foi o Grande Capitão, Gonzalo Fernández de Córdoba e Enríquez de Aguilar.

  
datismo
  17

Uma forma de pleonasmo que, como nosso Dicionário diz, repete desnecessariamente termos de igual significado. Está relacionado com a batitologia e perisologia. Parece que o termo é devido a um general persa que, segundo algum historiador, morreu na Batalha da Maratona na Primeira Guerra Médica. Seu nome era Datis e parece que ele tinha um hobby expressivo.

  
vexilología
  16

Do vexillum latino, diminutivo de velum, vela, pedaço de lã ou pano de linho, usado pelas unidades inferiores do exército romano como uma bandeira e logotipos, razão, estudo. Disciplina associada à história e à semiótica que estuda bandeiras, faixas e faixas. O termo começou a ser usado em meados do século passado.

  
vexilario
  18

Do latim vexillarius, portador padrão. Ele também era chamado de vexillifer, o portador padrão, o soldado que usava o vexillum ou a identidade de algum corpo do exército.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies