Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Cayambi Caranqui de Danilo Enrique Noreña Benítez



Danilo Enrique Noreña Benítez
  200

  Valor Posição Posição 999999 999999 Significados aceitos 200 999999 Elenco de votos 17 999999 Votos para o significado 0.08 999999 Consultas 9942 999999 Consultas para o significado 50 999999 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 4/27/2024 11:53:55 AM"




kushi
  5

É uma palavra que é o nome de um animal doméstico: porco, porco ou porco. Leitão, leitão.

  
yatchil
  5

Nome da localidade em Equador . Significa aldeia, cidade velha, assentamento antigo, aldeia.

  
chiriacu
  5

Nome de uma lagoa no Equador, localizada em Tabacundo, província de Pichincha. Também é chamada de Laguna Chiquita. Nome de um bairro em Quito . Águas do Shiri ou Shyri (Nome de um riacho naquele setor).

  
tabango, tabangu (taba-angu)*
  7

Significa velho, senhor, velho, sábio. Um velho que sabe que merece respeito. Ancestral. É também um sobrenome no Equador.

  
taba
  7

É uma palavra que significa pessoas, especialmente se é antiga ou antiga.

  
ker
  5

Significa aldeia, aldeia, localidade, sítio. Na mitologia inglesa e grega, Ker era a personificação da morte violenta ou sangrenta. É equivalente na mitologia romana a Mors ou Letus.

  
camba huasi
  6

Significa festa em casa, alegria em casa. Nome de uma canção folclórica equatoriana em ritmo sanjuanito. Nome de um grupo musical andino equatoriano.

  
huambra
  4

Significa menino, jovem, adolescente, menino.

  
kururu
  11

Também um tipo de biscoito doce no Paraguai.

  
ñanpi (ñan-pi)
  17

Ñampi também é usado. q1Maio significa caminho da água, caminho da água, riacho. É também um dos nomes comuns dados a uma planta comestível, também chamada de taro, taro, pituca. Seu nome científico é Colocasia esculenta e pertence à família Araceae.

  
ñawpa, ñaupa
  8

É uma palavra que significa remoto, antigo, passado, anterior (do ano de upa). Muito velho.

  
ñan
  12

É uma palavra que significa caminho, caminho, caminho. Onde eu ando ou ando.

  
omoto
  151

Pode significar pequeno, baixo, anão. É também o nome de uma pequena colina (Omoto onqo) usada como oratório na Puna, em frente a Qespi Qanchis.

  
tuña
  7

Significa vestido, fantasia, terno. Vestuário, vestuário, geralmente referido ao das mulheres. Vestuário, vestuário feminino.

  
puca
  9

É uma palavra de origem na língua Cayambi, que significa grão redondo, ou também semente. Colorado, é um dos nomes comuns para uma classe de ácaros. Eles também são chamados de coquito yaya, piojito de cigarra, mojosa, coloradito, isango, chirote, pinolillo, tlazahuate (que em náuatle deriva de tlalzáhuatl, que significa "sarna da terra"), arados (no México), chivacoas pertencem à família Trombiculidae.

  
nata
  35

Nata. substância grossa . Potingue, pomada.

  
inchic
  24

Inchic ou melhor ainda inchik, significa amendoim, planta de legumes de frutas comestíveis. Seu nome científico é Aracis hypogea da família Fabaceae. Em espanhol também é chamado de amendoim, caguado, amendoim.

  
puzun
  32

Significa estômago, barriga, barriga. O estômago do ruminante.

  
chulca
  32

Pode significar dívida, empréstimo, usura. Chulquero é um credor. agiota. Duro, forte, duro.

  
cholan, chulan
  15

Nenhum nome usado no sul da Colômbia e equador para uma árvore. Na Colômbia também é chamado de chicalá ou quillocto. Seu nome científico é Tecoma stans e pertence à família Bignoniaceae. Tem flores amarelas.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies