Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Cayambi Caranqui de Danilo Enrique Noreña Benítez



Danilo Enrique Noreña Benítez
  201

  Valor Posição Posição 999999 999999 Significados aceitos 201 999999 Elenco de votos 17 999999 Votos para o significado 0.08 999999 Consultas 10115 999999 Consultas para o significado 50 999999 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 5/4/2024 12:14:53 PM"




cholan, chulan
  17

Nenhum nome usado no sul da Colômbia e equador para uma árvore. Na Colômbia também é chamado de chicalá ou quillocto. Seu nome científico é Tecoma stans e pertence à família Bignoniaceae. Tem flores amarelas.

  
paititi
  21

Significa El Dorado, Cidade de Ouro. Cidade Sagrada dos Incas, localizada na Amazônia. Era quase impossível alcançá-lo, segundo a lenda, pois era protegido por muitos obstáculos naturais, incluindo anacondas, piranhas e rios de água fervente (Shanay-timpishka). Nome de um rio amazônico peruano.

  
ñawi
  25

Ñahui também é usado. É uma palavra que significa olho, botoeira. Também pode significar decote ou talvez palavra de honra.

  
yaruqui
  45

Nome de uma localidade no Equador. Significa vila de casas antigas ou antigas. É também um sobrenome de origem indígena no Equador.

  
ñucanchi   llacta
  33

Significa nossa terra, de volta à terra, de volta à minha terra ou ao meu terroir. É o nome de uma dança típica do Equador.

  
chiquinquira (chiquin-quira)
  40

O termo correto é Chiquinquirá, com tilde final. É o nome de uma cidade colombiana que pertence ao Departamento de Boyacá. Na língua Muisca significa terreno pantanoso e nublado. Na Colômbia é o nome de uma mulher.

  
t´inkana
  30

Significa prêmio, presente, gratidão, entretenimento, reconhecimento. É o nome de uma dança típica que é feita em gratidão pela colheita abundante.

  
cahuas
  26

A palavra indicada é kawa. Na língua Cayambi significa skein de linha.

  
tandapi
  18

É o nome de uma pequena aldeia indígena, elevada à categoria de Paróquia. Ele também teve os nomes de Antonio Ricaurte e Manuel Ignacio Cornejo Astorga. Pertence ao Cantão Mejía, na província de Pichincha. É famoso pelo rosto do diabo esculpido na rocha na montanha. Em seu território está localizado o Vulcão Ninahuilca.

  
imbabura
  33

É o nome de um vulcão e de uma província no Equador. Em Caranqui significa Terra das estepes douradas. Para alguns autores significa terra do pôr do sol ou do pôr do sol. Para outros em Quechua significa Prefeito de Monte, Monte Padre ou pai dos Montes. Imbabura era marido de Cotacachi (nome de outro vulcão na mesma área).

  
guacán
  33

É uma palavra da língua caranqui que significa alma, espírito, alma. Também pode significar rosto, rosto, rosto. Huacan ou wakan também são usados. No Equador também é um sobrenome de origem indígena.

  
qasa
  54

Significa geada, gelo, neve, congelado pela baixa temperatura.

  
qallpa, calpa
  29

Terra deixada após a colheita. Refere-se especialmente à terra que permanece após a colheita da batata.

  
qara
  18

Significa cácara, cobertura externa de frutas. Casca.

  
quilla
  18

Significa ociosidade, preguiçoso, preguiçoso. Isso não funciona. preguiça, preguiça, preguiça, ociosidade.

  
yapa
  28

Significa ñapa, curativo, enime. Presente que o vendedor dá ao comprador para construir lealdade. Doação adicional para uma venda.

  
yari
  22

Significa principalmente, principalmente, prioridade. Principalmente.

  
machac
  34

Machaq é mais indicado. Significa bêbado, alcoólatra, beodo, bêbado. Gosta de beber.

  
pacha
  27

Significa que foi um longo período de tempo, época. Tempo, espaço, terra, mundo, região. Também Deus, cobertor ou pano.

  
yanuc
  24

É yanuq mais adequado. Significa chef, cozinheiro, pessoa que cozinha a comida.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies