Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do stent




John Rene Plaut

stent
  32

STENT homônimo derivado do sobrenome de Charles Thomas Stent, que patenteou (1856) um material termoplástico, chamado pasta de Stent, para causar impressões dentárias; stent vascular constituído por uma malha metálica (revestida com uma droga de liberação que previne futuros bloqueios) que se expande, uma vez que um cateter foi inserido no vaso sanguíneo danificado através de uma incisão na artéria no braço, pulso ou virilha, um procedimento clínico chamado angioplastia. O stent é geralmente colocado em artérias coronárias que sofreram lesões e onde há obstrução da circulação sanguínea com perigo de ataque cardíaco, ou como resultado de uma já ocorrida. A causa mais comum do dano é o acúmulo de colesterol nas paredes arteriais. O stent, por extensão, pode ser qualquer malha inflável instalada em um duto, como o renal, por exemplo.

  




Danilo Enrique Noreña Benítez

É um sobrenome inglês. Sobrenome de um dentista inglês chamado Charles Thomas Stent, que foi pioneiro em implantes dentários e fabricação de próteses. Seu sobrenome também dá o nome a um dispositivo na forma de um tubo ou malha intravascular amplamente utilizada na Medicina para resolver problemas de obstrução em veias ou artérias (também usado em outros dutos como a uretra). Neste caso, você também pode usar o termo estente . Atualmente é fabricado a partir de vários materiais.

  


Asier López

Dispositivo de metal que é inserido em artérias coronárias e atua pelo reforço ou sustentando sua parede.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies