Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do olentzero




Danilo Enrique Noreña Benítez

olentzero
  12

Ele é um personagem de Natal da Região de Navarra e do País Basco. Ele é um velho queimador de carvão negligenciado, gordo, de cabeça grande e cheio de fuligem que anuncia a chegada do Solstício de Inverno e o carvão que ele produz para aquecer as casas (figurativamente a chegada ou nascimento de Jesus, isto é, o Natal). Há também uma crença de que ele é quem distribui presentes para todos os bascos.

  




Anónimo

O olentzero é um ser da mitologia basca que atualmente traz presentes de Natal para crianças e adultos em toda a Euskalherria (Vila Basca). A tradição, em vez disso, coloca olentzero como um queimador de carvão que veio da floresta para anunciar o solstício de inverno e levar carvão a todas as casas para aquecê-las, luz e calor. É por isso que os bascos felicitam o Natal como eguberri, o que significa bons novos dias. Supõe-se que trazer carvão para as casas para aquecê-las degenerou no dia de Natal com todos os tipos de presentes para crianças e adultos, como esperado em uma sociedade de consumo insaciável. A figura do olentzero deslocou na sociedade basca tanto as tradições cristãs como o menino Jesus e as anglo-saxônicas encarnadas pelo Papanuel ou Papanoel e o domínio absoluto em todo o mundo.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies