Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do latinoamérica




furoya

latinoamérica
  18

A palavra "América Latina" é originária da Guerra de Tróia, terminando na tentativa napoleônica de desembarcar no México ou na Argentina, estendendo suas conquistas ao Novo Continente. Quando Eneias (a de La Aeida) retorna para seu filho Ascanio da Ásia Menor encontra Lavínia, filha do rei Latinio, e casa-se com ela hospedada em seu território. Lá todos os soldados que retornam começam a se reunir da guerra, fundando uma cidade chamada Lazio por epônima sob o nome do sogro de Enéas. Seus habitantes eram os latinos originais, e faziam parte dos míticos povos fundadores de Roma, outra cidade que mais tarde se tornaria um império, dominando da Itália à Antioquia e à Lusitânia. Embora no século XV este império não existisse mais, sua influência ainda estava na cultura e na língua que deu origem a línguas românticas como francês, romeno, espanhol, português ou italiano. Quando os novos impérios coloniais conquistaram a América (homônimo de Américo Vespucio), trouxeram suas línguas herdeiras do latim que, exceto algumas colônias inglesas ou holandesas, se espalharam por todo o continente. O mais difundido é o espanhol, que é falado onde havia colônias espanholas (da Califórnia à Terra do Fogo); seguido pelo português, que é falado no Brasil; e em menor grau francês, uma vez que suas posses eram principalmente ilhas do Caribe, parte do Canadá e da Guiana. Após 1808, os exércitos de Napoleão invadiram Espanha e Portugal, e o próximo movimento francês de médio prazo seria feito de suas colônias. Mas havia uma pequena pergunta, quase uma formalidade que a França Imperial chamaria de suas novas terras? O nome mais comum era a América Latina, porque a maior parte era espanhol; se somarmos ao Brasil, o nome seria Ibero-América. Mas a França não cabia em lugar nenhum, então inventaram o nome latino-americano muito criativo, aproveitando-se do francês, como espanhol e português, sendo línguas do latim. Este nome ainda é usado para chamar o subcontinente, e "latino-americano" - com sua forma apocócopizada de "latim" - seus habitantes. Ver Laca Sud, banana.

  




Danilo Enrique Noreña Benítez

É todo o formado pela união de todos os países latinos da América. É o mesmo que a América Latina. Um conjunto de países que têm em comum a origem de suas respectivas línguas em latim, que permite reunir não apenas aqueles que falam espanhol, mas também os de língua portuguesa ou francesa. Este é um conceito étnico-geográfico.

  


John Rene Plaut

Região geopolítica latino-americana que corresponde, de norte a sul, ao México, toda a América Central, exceto Belize, e toda a América do Sul, exceto Guiana e Suriname, ou seja, todos os países de língua espanhola, portuguesa (Brasil) ou de língua francesa (Haiti e Guiana Francesa). HISPANOAMERICA] /E] difere na forma de considerar apenas países de língua espanhola e também inclui a Espanha. A Ibero-América inclui americanos de língua espanhola e portuguesa, bem como Espanha e Portugal.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies