Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do chilapo




Danilo Enrique Noreña Benítez

chilapo
  73

Na Colômbia, um caminho maior em Urabá é uma maneira de chamar os nativos as savanas do Rio Sinú no departamento de Córdoba. Córdoba, sinuano.

  




Omar U.

Chilapo ou chilapa hoje tem significados variados, especialmente no que diz respeito à identificação de grande parte da população de savana dos departamentos de Córdoba, Sucre e Bolívar na Colômbia. A palavra chilapo diz sobre a miscigenação que ocorreu nessas terras de savana, principalmente entre a população afro e a população indígena que deu origem a um fenótipo diferente da miscigenação mais comum entre caucasianos e afros ou entre caucasianos e índios, aproximando-a do que os espanhóis na colônia chamavam de zambo. Dada a estrutura socioeconômica semi-feudal reinando nessa área em meados do século XX (grandes fazendas em que seus trabalhadores [afros, indígenas e principalmente "chilapos"] não tinham propriedade alguma) quando a agroindústria da banana começou no urabá antioquiano, muitas dessas pessoas e seus grupos familiares migraram para essa região, contribuindo com costumes e genéticas diferentes das então dominantes paisa-hispânica e afro-chocoana. Por essa razão, apesar de sua clara origem etno-geográfica, na região de Urabá muitos esmpezarion para generalizar o uso da palavra chilapo parou qualquer um ou que veio da savana costeira.

  


Anónimo

O dicionário não diz nada sobre a palavra chilapo. Mas alguns dizem que chilapo é para uma piada entre Chocoanos, Antioquia e Cordobans. Nós, em Córdoba, somos chamados de negros de "quadros negros", porque antes dos conselhos escolares, os quadros negros eram negros. As paisas eram chamadas de "güata" porque aquele que não rouba, mata. Alguns dizem que é por piada ou por conversa que nos dizem chilapos, outros dizem que é porque não pertencemos a lugar nenhum (Entrevista com Miguel Orozco. Agosto de 2003 ) . Monografia N 37 Novas formas de ser negro. Considerações sobre as identidades entre o Chilapa e os negros do Bajo Atrato Daniel Ruiz Serna

  


Anónimo

Eu sou de Córdoba, e acho que não preciso falar muito para dar um bom significado para este termo. Estou ciente de que, na área de Uraba, esta é a palavra usada para identificar viemos em certos departamentos da costa do Norte, ou simplesmente porque eles pertencem a determinados municípios onde não temos mar, mas a verdade é que devíamos começar identificando os habitantes de Urabá de Antioquia, porque mesmo que são da região próspera , não é possível chamá-los paisas, sotaque e cultura, muito menos pelos costumes que os representam; Mas também não é aceito o uso da palavra " costeira-" para essa população, porque eles não pertencem diretamente a nenhum dos departamentos que fazem parte da costa do Caribe colombiano. Então, sendo um território intermediário entre o litoral e paisas, merece ser chamado com uma palavra que identifica-los como cultura combinada de duas belas regiões, e esta é a palavra " 34 CHILAPO;.

  


Jimeno Álvarez

O termo chilapo fazer refere-se aos migrantes do departamento de Córdoba, que chegou em Uraba; Embora, por extensão, da mesma forma os morenos e paisas são chamados bolivarenses, sucreños e, em geral, aqueles dos departamentos de litoral caribenhos; conglomerado de migrantes, considerado como parte de uma cultura homogênea. A entrada da chilapos para o Uraba começou no início do século XX, mas determinar a onda que transformaria substancialmente a dinâmica social do Urabá de Antioquia foi até a década de 1960 com o desenvolvimento da indústria esmagadora de banana.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies