Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do guaicaipuro




Danilo Enrique Noreña Benítez

guaicaipuro
  16

Era o nome de um chefe indígena do Caribe que na Venezuela governava as Caracas e as Teques. Ele era um grande líder e lutou ferozmente contra os conquistadores.

  




Jimeno Álvarez

Guaicaipuro ou Guaicaipuro (n. actualmente Los Teques, Venezuela, cerca de 1530; m. 1568), foi um nativo indígena, cabeça de várias tribos Carib, com do título Guapotori do chefe dos chefes são originalmente do grupo Teques. Apesar de ser conhecido hoje como Guaicaipuro, em documentos da época, seu nome estava escrito como 'Guacaipuro II'. Guaicaipuro formou uma coalizão de poderosas contra a conquista espanhola do território da atual Venezuela, com vários conas que liderou durante o século XVI (16) na região central do país, especialmente no vale de Caracas. Dirigiu, entre outros, o chefes Naiguatá, Guaicamacuto, Chacao, Aramaipuro, Paramaconi e seu filho Baruta. Guaicaipuro é atualmente um dos mais famosos e ilustres chefes. A área ocupada hoje pela cidade de Los Teques foi povoada por diversos grupos indígenas, que tinham cada um com seu próprio chefe. A tribo de Guaicaipuro, abrangendo uma área de Turgua no leste, onde hoje a San José de los Altos, está localizado a oeste, foi um dos maiores. Um de seus filhos, Baruta, também tornou-se chefe e dominou a área do atual município de mesmo nome. Outras filhas de Guaicaipuro foram, aparentemente, Tiora e Caycape.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies