Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do frústula




Danilo Enrique Noreña Benítez

frústula
  30

Camada externa dura e porosa de fitoplâncton ou algas diatom. Camada externa de teca. Sua constituição básica é a sílica.

  




JOHN

FRÚSTULA ou FRÚSTULO, parede celular dura e porosa da camada externa, ou teca, de diatomas ou algas que constituem fitoplâncton nas partes mais superficiais dos oceanos, e que exigem que ventos e correntes não afundem, pois são mais densos que a água. A frutula é composta quase inteiramente de sílica (óxido de sílica hidratada) a partir de ácido sílico, e revestida com uma camada de matéria orgânica, originalmente chamada de pectina, uma fibra muito mais prevalente na parede celular das plantas. Esta camada é composta de vários tipos de polissacarídeos. A frutula é geralmente composta de duas seções sobrepostas ou folhetos. O folheto superior é chamado de epiteque e é ligeiramente maior e se sobrepõe com o folheto inferior, a hipoteca. A junção entre os dois folhetos é apoiada por faixas de sílica, chamadas faixas de cintura, que mantêm os dois folhetos juntos. Essas manchas carecas são fundamentais no processo de reprodução, quando você está careca eles se expandem para formar dois novos folhetos. Quando a célula se divide, cada célula filha mantém metade da célula original. Ou seja, uma célula "filha" tem o mesmo tamanho da célula "mãe" (epiteca e nova hipoteca), enquanto na outra a antiga hipoteca se torna a nova epiteca na menor célula filha e será esta que gera sua nova hipoteca.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies