Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Espanhol de furoya



furoya
  14978

  Valor Posição Posição 10 10 Significados aceitos 14978 10 Elenco de votos 1063 617 Votos para o significado 0.07 15 Consultas 367001 9 Consultas para o significado 25 15 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 4/25/2024 10:00:36 PM"




granulocito
  49

Outro nome para leucócito (célula sanguínea).

  
prion
  42

Um tipo de proteína comum em muitas células que podem se tornar patogênicas quando suas ligações de peptídeos produzem dobras anormais em si mesma através de suas ligações ao nível atômico. Mesmo sendo um aminoácido sem material genético, ele tem a capacidade de se replicar em um organismo e até infectar outros copiando o erro em outras células, o que ocorre com doenças do tipo "encefalopatia esponiforme". O nome é um acrônimo para PRotein infectION ("proteína de infecção"), e foi nomeado em homenagem ao neurologista Stanley B. Prusiner (Prêmio Nobel de Fisiologia 1997). Veja encefalopatia espongiforme bovina, vaca louca, veado zumbi.

  
chapare mammarenavirus
  14

É o nome do vírus que causa a 'febre hemorrágica de Chapare', doença que surgiu na Bolívia em 2003, com uma letalidade de 60% e sem vacina até agora. A etimologia é primeiro um homônimo da província de Chapare (Bolívia), onde foi identificada, e mammarenavírus é um acrônimo para mamífero Arenavirus, um nome formado por areia e vírus, pois é um virião de aparência arenosa que é transmitido entre mamíferos.

  
quercetina
  24

É o nome de um flavonoide (pigmento vegetal) encontrado em frutas e legumes. Tem muitos usos em farmacologia e foi testado como antiviral. O nome tem origem latina em quercetum , i ( cuerketum "floresta de carvalho, carvalhos holm, carvalhos de cortiça" )

  
fitoncida
  52

É um tipo de composto orgânico gerado por vegetais para proteger contra bactérias, fungos e predadores. Como existem fitocídios que são voláteis são usados na aromaterapia e são a base do chamado banho florestal. O nome foi cunhado pelo bioquímico russo Boris P. Tokin na primeira metade do século XX com o grego 966; 965; 964; 959; 957; ( "planta" ) e o sufixo latino -cida ("matando").

  
que es reptor
  21

Veja o que , verbos / es, reitor, raptor , reptador , . . .

  
leal franco
  22

Veja leal, Frank.

  
encuero almácigo
  19

Veja encuero, almácigo .

  
flecha aguijón
  38

Veja a flecha, ferrão.

  
rabioso colérico
  25

Veja raivoso, coletivo.

  
correcto intachable
  26

Veja corretamente, impecável.

  
tropezón traspié
  44

Veja tropeçar, eu frepped.

  
fricción roce
  20

Veja atrito, esfregue.

  
dicho de un animal que vive en rebaño o manada
  21

Acho que alguém disse que este é um dicionário reverso 128530; . Além disso, essa consulta carece de uma círia, ou algo assim, entre "animal" e "aqui" para fazer sentido. Ver verbos/ditos , animal , verbos / vidas , rebanho , ou , rebanho , gregário , membro .

  
denim
  24

Eu acho que ainda não é uma palavra incorporada ao DLE, mas é amplamente utilizado para um tipo de tecido de algodão semelhante a uma tela, geralmente cor índigo, originalmente produzida na cidade francesa de Nimmes. O nome é tirado precisamente daquela cidade : "de Nim[mês]". Veja bluyín, jean.

  
carmelear
  18

1st_ tingir os cabelos grisalhos. É usado no rioplatense lunfardo pela tintura capilar La Carmela . 2nd_ No Uruguai, foi usada durante a pandemia COVID-19 como "violar a quarentena, ignorando os protocolos de saúde". A origem está no nome de uma estilista local que em seu retorno da Europa participou de uma festa onde 20 convidados acabaram infectados, então ela foi acusada de entrar no país.

  
carmelazo
  19

Em lunfardo é "muito óbvio tingimento de cabelos grisalhos para disfarçar o envelhecimento". O nome vem da tintura de cabelo La Carmela, que foi comercializada na Argentina até a década de 1970.

  
arikara
  45

Tribo da América do Norte, ainda vive em reservas.

  
huanca
  23

Grupo étnico sul-americano que habitava a costa do Pacífico. Veja quechua/wanka e também cayambicaranqui/wanka .

  
erope
  22

Na mitologia grega, Erope é a esposa de Atreo, mãe de Menelau.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies