Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do compadrito




furoya

compadrito
  49

Em princípio, é um diminutivo do compadre; mas em Rosário e no Rio da Prata (Argentina e Uruguai) era um tipo social até o século XX. Vamos lembrar que "compadre" era uma maneira carinhosa e respeitosa de ser chamado entre favelaporteños, geralmente bandidos ou bonitos, e que acabou quase como um nome genérico. O "compadrito" era um apelido depreciativo para aqueles que não eram de Buenos Aires imitavam o belo porteño, mas em suas piores características; ele era o normalmente chamado de "gaúcho mal entretido" que vivia ou trabalhava na cidade, que terminou suas noites bêbadoe e provocou brigas de faca. Como forma discriminatória, ele chegou a nomear o porteño que vivia nos subúrbios porque sua condição econômica não podia pagar por uma peça no centro. Com o tempo tornou-se sinônimo de malévola, e até levou o apelido com orgulho.

  




Danilo Enrique Noreña Benítez

Na Argentina e no Uruguai, uma pessoa modesta que vivia nos arredores da cidade. Na Colômbia diminutivo de compadre e nome de uma canção muito popular e tropical, muito antiga. Foi interpretada pela Orquestra Rufo Garrido. Há alguns anos, foi novamente popularizado por Moisés Angulo. No Peru, o nome artístico de Willy Ancco, um cantor de música popular dançante.

  


Jorge Luis Tovar Díaz

Compadrito : 1- Compadre diminutivo . 2- É o nome de uma canção do folclore colombiano, interpretada pela orquestra Curro de Rufo Garrido.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies