Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Dicionário aberto de Bable de Felipe Lorenzo del Río



Felipe Lorenzo del Río
  4

  Valor Posição Posição 999999 999999 Significados aceitos 4 999999 Elenco de votos 3 999999 Votos para o significado 0.75 999999 Consultas 166 999999 Consultas para o significado 42 999999 Feed + Pdf

"Estatísticas atualizadas em 4/18/2024 7:53:10 AM"




furaco
  47

Em asturleones também furacu, furaquera, buraquera, buracu ou buraco. Buraco na porta, assim que você entra e sair do gato ou em qualquer outro lugar.

"La nieve buraquera con el viento se mete debajo de las tejas y en cualquier rendija"

  
llobu
  51

Lobo em bable, também lloubu, llobo lobu. O lobo (canis lupus) tem estado sempre presente na vida e cultura perfeitamente. Na minha terra alistana junto a serra a cobra em longas noites de Inverno ao lado do fogo, ainda conte histórias das crianças lobu continuam com fascinação. Ainda consigo lembrar deles com um pouco de saudade. Os pastores têm os dias de nevoeiro no inverno que lobo ataca sempre contra o vento, para que os cães não detectado seu perfume. E é que condições adversas têm-lo feito inteligente.

"Las historias solían empezar así: Era una noche escura como boca de llobu..."

  
mayar
  37

Moreira em astur-leones também significa bater com canas de centeio mangual, estendidas na época, para separar o grão e torná-los mais flexível e adequado para sear a carne de porco na matança.

  
mayar
  31

Aliste (Zamora) significa bater o linho, já curado em água estagnada e seca, com o mayadera (cilindro de madeira com uma diminuição no final que é apanhado com a mão) para iniciar a limpeza das fibras. As impurezas resultantes são chamadas tascos, muito útil para começar o fogo.

  




       


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies